terça-feira, 11 de outubro de 2016
13

[RESENHA] Golfinhos e tubarões- O outro mundo - Tais Cortez

Lido em: Outubro/2016
Título: Golfinhos e tubarões - O outro mundo
Autor(a): Tais Cortez
Editora: Chiado
Gênero: Literatura nacional  /  Literatura fantástica
Ano: 2013
Páginas: 419
ISBN: 9789895104390
Onde comprar: Livraria Cultura
Skoob



Sinopse: Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles.
Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições.
Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, frequentando aulas diferentes de tudo o que já viu.
Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la.
O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...

Biografia: Tais Cortez Ferreira nasceu em Campinas, interior de São Paulo. Formou-se em Relações Internacionais e fez bidiplomação em Economia na FACAMP. Fascinada desde criança por histórias de romance, mistério e poderes sobrenaturais, foi natural que, propondo a si mesma escrever o livro que gostaria de ler, esses elementos estivessem presentes em sua primeira obra, "Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", lançada em agosto de 2013 pela editora Chiado. Em dezembro desse mesmo ano, lançou seu segundo livro em E-book pela Amazon: "O último homem do mundo", uma comédia romântica juvenil, que foi publicado pela LER editora em novembro de 2014. “Acima de Nós” é seu primeiro romance cristão e retrata o relacionamento entre um casal de origens distintas e com crenças conflitantes.

*Livro cedido em parceria com a Editora.



Golfinhos e tubarões conta a história de Victoria, dezoito anos, que mora desde os cinco com seus pais adotivos, Greg e Ana.  Após uma transformação na sua aparência, sem explicação, aos quinze anos, Victoria começa a desenvolver poderes, como por exemplo, uma força absurda e audição e visão aguçadas. Apesar das mudanças, tudo continuava como sempre em sua casa. Até o dia que um fato estranho acontece por conta dos poderes da garota. Assustados, os pais, principalmente a mãe, não querem mais a menina na casa. Assim, ligam para o orfanato para devolvê-la, e recebem a visita de Lisa e Vítor, que prometem ajuda-la.

Após uma conversa a sós com os dois, Victoria percebe que realmente podem ajuda-la e então vai embora com eles, mas não para o orfanato, e sim para um mundo diferente, um mundo no qual a lógica não faz parte. Lá ela passa a morar no castelo onde fica a escola Aprendum, um local que abriga e ensina outros jovens a lidarem com seus poderes.  Ela começa então a desenvolver seus poderes, descobre por que é diferente e, principalmente, conhece a história de seus verdadeiros pais.

"A última coisa que eu desejava era que as pessoas colocassem suas expectativas em mim." (p. 67)

"(...) Enfrentar a derrota seria mais fácil do que conviver com a dúvida." (p. 108)

Victoria é inteligente, amiga, protetora e um tanto teimosa. Confesso que a protagonista demorou um pouco para me cativar, isso só aconteceu lá pela metade do livro, mas ainda assim, em momentos em que a teimosia tomou conta de Victoria, eu quis, e muito, torcer seu pescoço. Rs Mas tendo em vista sua idade, todas as mudanças que enfrentou, o mundo novo que estava descobrindo, até dá para compreender algumas de suas atitudes. Por outro lado, a determinação da garota foi algo que muito me agradou e me fez torcer por ela.

Alex é quieto, na dele e bastante misterioso. Não interage com ninguém, exceto alguns professores. Quando Victoria chega em Aprendum, ele começa a ter algumas atitudes diferentes surpreendendo a todos, inclusive a si mesmo. Apesar de não querer, ele e Victoria se aproximam e nasce um sentimento entre os dois. Mas em meio a tantos segredos, será que esse amor vai vingar?

"(...) Desde que meus olhos o viram pela primeira vez na visão de Lisa, meu coração o havia escolhido. Não havia absolutamente nada que pudesse fazer para mudar isso. A verdade é que seria melhor não viver a ter uma vida sem ele. Eu não conseguia entender racionalmente o porquê. Eu apenas podia aceitar." (p. 238)


"(...) Dizer que estava apaixonada seria chamar de garoa o que, na verdade, era um dilúvio." (p. 261)

Eu gostei muito do romance dos dois, mas o que me incomodou um pouco na leitura foi o fato de Victoria “idolatrar” Alex, dizendo o tempo todo que ele é lindo, perfeito, etc, etc, etc. Tudo bem que ele é um deus grego ❤, mas o tanto que ela fala sobre a beleza dele e o quanto ele é extraordinário acabou ficando cansativo.

Os personagens secundários foram muito bem explorados e são fundamentais para a trama. Destaque para Penny, Thiago, Ben e Lisa, que foram os que mais me agradaram.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, Golfinhos e tubarões é uma fantasia sobrenatural com uma boa dose de romance e suspense.  Tais Cortez possui uma escrita cativante e instigante e construiu uma ótima trama.

Mistério, amizade, poderes sobrenaturais, Golfinhos e tubarões foi uma história que me agradou bastante. Apesar de ter me lembrado outras histórias do gênero, Tais soube dar um toque pessoal, inserindo elementos novos e originais ao enredo.

A autora deixou algumas pontas soltas na história, o que me deixou bastante curiosa para ler o próximo livro.

Adoro a capa. A diagramação é simples com páginas amareladas, fonte em bom tamanho e ótima revisão.



Recomendado!

Beijos. ;)



13 comentários:

  1. Já conhecia a autora por causa do livro "O Último Homem do Mundo", e gostei bastante, mas ele não tem nada de sobrenatural. Vou colocar esse nas minhas futuras leituras, talvez eu gostei desse também. :)
    Beijos!!!

    https://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi. Fico desesperada quando vejo uma protagonista meio mala, mas ainda bem que em determinado ponto você conseguiu lidar melhor com ela hahaha. Essa parte de idolatrar o crush me preocupou hahahaha, já vi em alguns livros e realmente incomoda demais. O lance do mistério me intriga muito, fiquei curiosa pra saber mais sobre a vida dos dois e principalmente o desenvolvimento dos poderes da protagonista. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. Oii menina, como vai?
    Garota eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, eu acompanho pelas redes sociais a bastante tempo o trabalho dessa autora e amo por demais, é um vício o jeito que ela escreve, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo devolver a criança, que país são esses??? Fiquei brava nesta parte. Felizmente ela encontrou gente que a aceitou. Não li ainda, mas já conhecia o livro. Até tenho interesse na leitura, mas não para agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei a premissa do livro interessante, porém pareceu-me uma história pronta em que chega a uma idade e o menino descobre que não pertence ali e vai em busca de um mundo novo e desconhecido, parece até o início de Harry Potter ou até mesmo Percy Jackson. Não sei, mas a principio não me interessei. Mesmo assim, amei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro faz uns três anos, eu acho, e gostei bastante da premissa. Não lembro se eu me irritei com isso da personagem idolatrar tanto o cara, mas isso é algo que eu não gosto em um livro mesmo. Eu gostei da trama que a autora criou, queria que tivesse uma continuação. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, lendo a sinopse eu achei bel parecido com ×- men, gosto desse tema de super poderes e todos os elementos que você mencionou me fazem curtir a leitura, o fato da mocinha idolatrsr o rapaz é algo que incomoda mesmo, mas pelo jeito não atrapalhou sua leitura. Sua resenha me chamou a atenção, principalmente por todos os personagens serem importantes para o desenvolvimento da trama, pena ter pontas soltas né, tomara que tenha continuação. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá! Achei linda essa foto super criativa! A capa do livro também é interessante demais! Esse não é o tipo de leitura que mais me atrai, mas gostei da forma como você coloca que o livro se desenvolve, bem como da personalidade dos personagens, que me parecem bem construídos (inclusive os secundários). Adoro livros narrados em primeira pessoa, principalmente que falem sobre amizade e com bastante mistério. Vou saber mais sobre o livro para ver se dou uma chance a ele.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Fiquei bem curiosa para conhecer um pouco mais sobre Victoria e Alex. Sou apaixonada por fantasia e quero conferir essa aproximação que rola entre eles.
    Fico feliz em saber que é uma escrita cativante e instigante a de Tais e pretendo conferir em breve. A capa é muito bonita e quero descobrir o que o título tem a ver com a trama.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem? Fazia um tempo que não via esse livro por aí :3 Logo que ele foi lançado eu fiquei bem curiosa e depois acabei esquecendo :3 Mas agora, vendo a resenha, voltei a ficar curiosa hahaha. Mas vai ter continuação? Ou já tem? Porque eu prefiro ler séries completas, porque sou muito ansiosa hahahhaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi já vi diversas resenhas falando bem desse livro, mas não lembrava desse detelhe da personalidade da personagem, eu ia acabar bem irritada e provavelmente abandonando o livro. A questão dela idolatrar o mocinho também é outro ponto que não me agrada, detesto autores que ficam repetindo e batendo na mesma tecla. Ainda assim o livro parece ser bom

    ResponderExcluir
  12. Oie, Li.
    Já ouvi falar muito do livro e tenho muita curiosidade em lê-lo.
    Confesso que essa história da Victoria ficar idolatrando o Alex é bem capaz de fazer eu não curtir muito o livro, mas daria uma chance.

    ResponderExcluir
  13. É uma pena essa repetição em relação a um personagem, seja o masculino ou feminino, mas eu também ficaria incomodada, pois é algo que deixa a leitura mais lenta mesmo e as vezes desestimula, mas ainda bem que temos personagens secundários bons e uma trama gostosa de ler, eu já tinha visto a obra na blogosfera, e realmente parece ser interessante, ainda mais para os leitores do gênero, não sei se leria no momento, mas tenho sim, curiosidade.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links