quinta-feira, 13 de outubro de 2016
15

[RESENHA] A matéria dos sonhos - Valéria Martins

Lido em: Outubro/2016
Título: A matéria dos sonhos - Uma viagem para um novo início
Autor(a): Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Gênero: Literatura nacional / Romance
Ano: 2015
Páginas: 290
ISBN: 9788566605945
Onde comprar:  Livraria Cultura  ||  Amazon
Skoob



Sinopse: Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.
A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

Biografia: Valéria Martins é carioca da gema. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio e trabalhou para revistas femininas como a Marie Claire. Em 2004 migrou para o mercado editorial. Trabalhou nas editoras Campus/Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou sua própria empresa, a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.br Como autora, publicou o livro de crônicas A pausa do tempo (Jaguatirica, 2013, disponível também em ebook) e Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (Mauad Editora, 1997), entre outros. Atualmente prepara um volume de contos a sair pela editora 7Letras em 2016. 


*Ebook cedido em parceria com a autora.



Inspirador!


Mariana
sempre teve tudo o que quis. De família rica e importante, a jovem está de casamento marcado com Gustavo, um rico herdeiro. Seu pai, Vitor, desde o início foi contra o relacionamento e alertou que Gustavo a faria sofrer. E é exatamente o que acontece quando às vésperas do casamento, Mariana tem a maior decepção de sua vida e entra em depressão. Mas tudo muda quando Paulinho, seu meio-irmão, lhe fala sobre um lugar encantador em que esteve recentemente, a Chapada Diamantina, e a incentiva a ir passar uns dias lá para espairecer e colocar a cabeça no lugar. Surpreendendo a todos ela aceita e embarca em uma aventura que se tornará uma experiência única em sua vida.

"(...) Desde que a bomba atômica havia explodido sobre sua cabeça, sua vida havia se transformado num filme preto e branco. Ela sentia-se cega, surda e muda, deixando-se guiar por um controle remoto dirigido por um desconhecido." (p. 19)

"- Todo sofrimento deve ter hora de terminar. Se não para sozinho, temos que lhe dar um limite. Senão, vira masoquismo, uma tortura sem fim. As experiências, boas e ruins, servem para nos ensinar alguma coisa. Aprenda as lições da vida, Mariana, para que não voltem mais!" (p. 23)

Mariana é voluntariosa, confusa e um pouco mimada, e, ainda assim, consegue ser totalmente cativante.. Inteligente e determinada, a protagonista me cativou e me surpreendeu muito no decorrer da história. O amadurecimento dela foi uma das coisas que mais me encantaram. A autora conseguiu retratar esse amadurecimento de maneira natural e totalmente convincente, não ficou forçado, sabe?

O envolvimento de Mariana com o guia turístico Alex, acontece naturalmente e no melhor estilo "que seja eterno enquanto dure". Eles se entregam sem pensar no futuro, aproveitam o momento e vivem tudo com intensidade. Por não ser o foco da história, gostei muito da maneira como a autora retratou o relacionamento dos dois.

"(...) Naquela noite, tinha vontade de mandar tudo à merda. À merda as convenções, as regras de educação que sua mãe havia lhe ensinado, o que podia e não podia fazer..." (p. 59)

Entre os personagens secundários, os que mais me agradaram foram: Claudia, a amiga maluquinha;  e Vitor, pai da Mariana, por ser compreensivo.

Narrado em terceira pessoa, A matéria dos sonhos é um livro intenso e emocionante. Com detalhes na medida certa, a autora nos leva para uma viagem inesquecível para a Chapada Diamantina. Dona de uma narrativa leve e fluída, Valeria Martins criou uma história envolvente e de rápida leitura. Com muita sensibilidade, a autora consegue nos fazer pensar, refletir, sobre nós mesmos e sobre a vida. Sabe quando você se conecta com a história e se entrega totalmente à leitura? Foi exatamente o que aconteceu. Só consegui largar o Kindle quando terminei a leitura.

Família, amor, amizade, superação,  A matéria dos sonhos é muito mais do que parece. É uma história sobre sonhos, recomeços, sobre se permitir, se conhecer e se encontrar.

"- Acho que o sonho já nasce com a gente, mas temos que escutá-lo, reconhecê-lo, valorizá-lo e acreditar nele. Se não acreditarmos, ninguém mais vai acreditar. Nós somos a matéria dos sonhos. Nós lhe damos vida, corpo e alma." (p. 86)

O desfecho, totalmente inesperado, me agradou bastante. O modo como se dão os acontecimentos deixou a história mais próxima da vida real. Sem nada fantasioso, apenas a vida como ela é.

A matéria dos sonhos foi uma grata surpresa. A leitura superou todas as minhas expectativas.

Acho a capa linda! Sobre a diagramação não tenho muito o que falar, pois li em ebook. Não encontrei erros de revisão.


Mais do que recomendado!


Book Trailer




 
Beijos. ;)
 
 
 

15 comentários:

  1. Obaaa! Que resenha linda e bem escrita! Muito obrigada, Aline! Um orgulho para mim! Espero que outros leiam e gostem. Muitos beijos, Love

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha! Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas já fiquei com vontade ler, inclusive por se passar no Brasil, sempre acaba deixando uma vontade de visitar os lugares onde a história se passa. E é legal saber que o romance não é o foco da história, coisa que geralmente acontece, pelo menos na maioria dos livros que eu leio rsrs.
    livroslapiseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!

    Não conhecia o livro e nem a autora mas gostei muito da resenha. Me parece ser um livro leve, sem muito drama e aquele tipo de leitura pra uma tarde preguiçosa, aqueles que a gente lê numa sentada só. Legal que se passa no Brasil, gosto muito quando as histórias são ambientadas aqui no país. Vou dar uma olhada na Amazon. Valeu a dica!

    beijos

    Dana
    www.feedyourhead.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, já tinha lido uma resenha sobre esse livro e me lembro da blogueira não ter me convencido a ler a obra. Apesar dela ter gostado senti que faltava algo, mas agora LENDO SUA RESENHA QUASE ESTOU CONVENCIDA DE QUE É UM BOM LIVRO. eSSA SITUAÇÃO ENTRE a protagonista e o guia turístico parece ser o tipo de romance que gosto em livros, sem grandes pretensões. Estou curiosa com o desfecho, é um livro que agora sinto vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você sobre a capa ser linda e bem inspiradora. Já a história é um pouco clichê mas parece ser bem gostosa de ler e ainda mais em um lugar tão bonito e eu adoro quando tem bastante descrição de um lugar que não conheço. Legal também sobre a editora que eu ainda não conhecia.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha lido outra resenha da obra, e realmente fiquei encantada pela trama. Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler a obra. Gosto de histórias sobre recomeços, me dão uma sensação tão boa. Deve ser uma leitura maravilhosa, e a capa é muito bonita.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Helloo, Aline! Tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto uma resenha desse livro em outro blog e apesar de não gostar tanto assim de romance, acredito que seria uma leitura válida para intercalar com livros mais densos - por ser fininho. Eu já fui na Chapada e é bem bonito de verdade. Acho legal quando os autores exploram lugares legais por aqui. Fiquei curiosa para conferir essa obra.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já li muitos comentários maravilhosos a respeito desse livro e cada vez que leio algo mais sobre ele, fico mais curiosa em relação a leitura. Gosto de livros que falam sobre sonhos, autoconhecimento e recomeços e esse livro da Valéria parece proporcionar tudo isso. Já está na minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro é muito linda. Não conhecia a obra, mas achei interessante a premissa e saber que o livro traz reflexões me anima, pois gosto de obras que posso extrair a mensagem que o autor quis passar e me fazer refletir sobre a vida ou algo específico.
    Bem, vou adicionar no Skoob e só não prometo ler por agora, porque estou com muitas leituras na frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu tive a oportunidade de ler o livro e, assim como você, me encantei pela forma como a autora desenvolveu o personagem da Mariana e a história toda. Adoro quando o autor coloca a realidade no papel e essa trama é completamente crível e proporciona ao leitor momentos gostosos ao imaginar o lindo lugar onde Mariana foi para espairecer do noivado recém terminado. Cláudia e Alex para mim são personagens cruciais e eu adorei as surpresas do final do livro.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É bom quando um romance supera tanto nossas expectativas, ainda mais uma história assim tão bem delineada e na medida, eu já tinha visto Matéria dos Sonhos na blogosfera, quem leu, sempre recomenda, afinal, é uma história que deve mesmo marcar e acredito que isto deve ser ótimo, tenho curiosidade em lê-lo, e pelo que encontrei na resenha, acredito que vou me emocionar, agora fiquei curiosa quanto a esse final surpreendente!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia esse livro e achei a história bem o meu tipo, pois adoro romances, ainda mais esses que não tem nada programado, acontecem naturalmente. Gostei da premissa e espero conferir! Adorei a capa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline que enredo interessante, apesar de ter lido uma premissa parecida, gostei de como o autor amadureceu a personagem e inseriu elementos como superação na história. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Oi Li, sua linda, tudo bem?
    Confesso que pela capa, não imaginava que o livro pudesse ser tão intenso. Mas o título chamou minha atenção logo no início. Eu também gosto de histórias mais reais, com finais pé no chão, sabe, nos aproxima mais dos personagens. Entretanto o que mais gostei foi que depois de uma decepção, ela não fez do sofrimento seu norte, ela depois tudo para trás e foi recomeçar. Quantos de nós fazemos isso? Parece ser uma linda história, com certeza foi para a lista de desejados. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola
    Eu também li e adorei o livro!
    Gostei muito da sua resenha.
    Fiquei morrendo de vontade de viajar pra Chapada também :)
    Bjks mil
    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links