quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
55

[RESENHA] Divergente - Veronica Roth

Lido em: Dezembro/2013
Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Categoria: Literatura Estrangeira / Distopia
Ano: 2012
Páginas: 502
ISBN: 9788579801310
Skoob

Ótimo!





Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Biografia: Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de DIVERGENTE. Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’. Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia DIVERGENTE se iniciou! Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de DIVERGENTE, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos. Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, lança DIVERGENTE, o seu primeiro livro que se tornou num êxito esmagador em mais de 15 países. Passado apenas um ano, em Maio de 2012, publica a sequência INSURGENT.


Pôster Oficial do Filme

Divergente: adj.m e adj.f. Característica daquilo que não se encontra de modo paralelo; que está afastado: retas divergentes. 
Que diverge; que não combina; diferente.
Figurado. Que possui opiniões distintas; que não concorda; discordante.

Por que é tão perigoso ser Divergente?

Este é um livro que eu estava curiosa para ler já há algum tempo, e depois que vi o trailer da adaptação cinematográfica, essa curiosidade só aumentou. Em Dezembro finalmente li. E gostei MUITO do que li!

Adrenalina, ação, tensão, medo, coragem, crenças, sociedade... Divergente é um livro intenso.






"Queria ter vontade de chorar, porque as lágrimas talvez me proporcionassem uma sensação de libertação, mas a vontade não me veio. Como é possível ser reprovado em um teste para o qual é proibido se preparar?" Pág. 26

 "(...) o que quero dizer é que não deve revelá-lo a ninguém, nunca, não importa o que aconteça. A Divergência é algo extremamente perigoso. Você entendeu bem?" Pág. 28

 Narrado em primeira pessoal por Beatrice Prior, a Tris,  uma adolescente de 16 anos que se vê no meio de questionamentos na sociedade em que vive. Tris é o tipo de personagem que cativa desde o início. Determinação, inteligência, coragem e imprevisibilidade são suas características mais marcantes.

"Sou orgulhosa. Algum dia irei me meter em confusão por causa disso, mas hoje meu orgulho me torna corajosa. Caminho em direção à beirada do telhado e ouço risadinhas atrás de mim.(...)Não penso. Apenas dobro os joelhos e pulo." Pág. 64/65

Os outros personagens são bem caracterizados com personalidades próprias, o que foi essencial para o desenvolvimento da trama. Trama que por sinal foi muito bem embasada e construída. Em diversos momentos me coloquei no lugar da Tris, imaginando como eu me sairia de determinada situação.


O livro fala sobre algo muito importante: Escolhas!
Quais são as nossas opções? Onde uma escolha pode nos levar? Quais as consequências?
Esse é o dilema principal de Tris.

"(...) Será tão difícil romper com a mentalidade da Abnegação imbuída em mim quanto puxar um único fio em uma peça completa de tecelagem. Mas encontrarei novos hábitos, novos pensamentos, novas regras. Eu me tornarei uma nova pessoa." Pág. 95

"(...) É tão fácil ser corajosa quando os medos não são meus." Pág. 346 

Algo que me chamou muito a atenção, foi como a autora soube dividir e caracterizar muito bem as Facções. As Facções foram criadas com o intuito de acabar com as falhas na sociedade. Mas será que deu certo? 
Quais são nossas virtudes e qualidades? Em qual das Cinco Facções você se encaixaria?


"-Eu acho que nós cometemos um erro - diz suavemente. - Nós todos passamos a rebaixar as virtudes das outras facções no processo de reforçar a nossa. Não quero fazer isso. Quero ser corajoso e altruísta e esperto e bondoso e honesto. - Ele limpa a garganta. - Eu me esforço continuamente para ser bondoso." Pág. 418

Você sabe quais são seus medos? Você os enfrenta? Uma coisa bem interessante e que me chamou a atenção foi a simulação onde cada iniciando enfrenta seus medos, que até então, muitos nem sabiam quais eram.

"(...) Quais serão os montros que surgirão da escuridão para me roubar a racionalidade? Por quanto tempo serei obrigada a esperar por eles?" Pág. 266


Divergente foi uma crítica muito bem feita à nossa sociedade, que estabelece padrões e limita as pessoas a um ou outro, como acontece no livro, na separação das pessoas por Facções. O livro mostra a complexidade do ser humano, somos muito mais do que apenas ser caracterizados em um grupo A ou B.

Muitos acontecimentos marcantes, muita ação, algumas mortes, o que por sinal, nos mostra que a autora não se prende muito aos personagens, eliminando um e outro sempre que necessário.

E como toda heroína precisa de um mocinho, claro que não poderia faltar uma dose de romance. Nada muito meloso, mas que não deixa de ser fofo. Alguém pode me dizer o que é a Tris e o Tobias juntos? Coisa mais linda! <3

"De repente, percebo o que está me deixando tonta. É ele. Algo nele faz com que me sinta prestes a despencar. Ou derreter. Ou arder em chamas." Pág. 155

"(...) Ele se aproxima ainda mais, tão próximo que estaríamos respirando o mesmo ar, se eu não houvesse esquecido completamente de respirar." Pág. 254

"Ele me encara com um olhar indeciso e encosta os lábios entre minhas sobrancelhas. Fecho os olhos. Não entendo isso, seja lá o que for. Mas não quero estragar o momento, então não falo nada. Ele não se move; apenas fica ali, com a boca encostada na minha pele, e eu fico ali, com as mãos na sua cintura, por muito tempo." Pág. 329








Por que é tão perigoso ser Divergente?
"Eu sou Divergente.

E não posso ser controlada." Pág. 455


A capa é linda, o livro tem uma ótima diagramação com folhas amarelas e fontes que deixam a leitura agradável aos olhos. Parabéns à Editora Rocco!

Com uma escrita simples, dinâmica e coerente, bem detalhada, o que torna a leitura envolvente. A leitura flui, e a autora consegue nos prender de uma tal maneira que ficamos com a adrenalina a mil, querendo ler cada vez mais e mais. Definitivamente Divergente é um livro de tirar o fôlego, em vários momentos precisei respirar fundo para poder continuar a leitura. Cuidado, é viciante!!!

Divergente com certeza se tornou uma das minhas distopias favoritas. Amei e aplaudo Veronica Roth de pé!

Claro que recomendo!!!

Abaixo as capas dos livros da trilogia:

Em breve tem resenha de Insurgente, segundo volume da trilogia!
Convergente será lançado em Março.


O Free Four é um capítulo que a própria autora, Veronica Roth, escreveu de uma cena do livro Divergente, só que na visão do Tobias. Fatos desconhecidos sobre o personagem Quatro.



Trailer oficial do filme que será lançado em Abril (que aliás estou super ansiosa pela estréia!):

Personagens:


*As imagens desta resenha são do filme, retiradas de sites aleatórios.


E vocês, já leram Divergente? O que acharam? Estão ansiosos pelo lançamento de Convergente e pelo filme? Comentem! =)

Beijos.



55 comentários:

  1. Oláááá!
    Eu AMO essa trilogia. Claro que só li Divergente e Insurgente, mas é de arrepiar!
    Como você disse, é uma crítica muito bem feita à sociedade.
    O final do terceiro livro, Convergente, vazou na internet e eu fiquei bem chateada, não sei se você já leu esse spoiler, mas acho que esse último livro ou vai acabar com o trilogia, ou vai ser épico. Ansiosa pro lançamento hehe

    Beijos!
    Rayssa

    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa!
      Não li, nem sabia que tinha vazado! rs
      Espero que seja épico e não nos decepcione!
      Eu tbm estou super ansiosa!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu não gosto muito de distopia :(
    Me julguem kkk
    Mas eu vou assistir o filme com certeza....
    But...
    Não sei se vou ler os livros, se eu ganhar de presente de aniversário eu até leio haha caso contrário verei só o filme :)

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edlaine!
      Espero que filme seja tão bom quanto o livro! Quem sabe te inspira a ler...rs
      Beijos

      Excluir
  3. Que post sensacional!!! Várias informações sobre a saga, livro e filme. Muito bom mesmo. Por enquanto, não tenho muita vontade de ler, mas vou esperar o filme ser lançado para ver se me interesso mais.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. To SUPER curiosa para ler os livros! Inclusive já comprei, só falta ter um tempinho para ler!
    Espero conseguir fazer isso antes do filme sair.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Olá:)
    Super amei a resenha e a sinopse! Já tinha ouvido falarem desse livro, mas nunca parei pra ler sobre, agora quero tê-lo! haha ele me lembra Destino de Ally Condie. Um máximo!!
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stéfane, se tiver a oportunidade, leia!
      Beijos

      Excluir
  6. Aaaaah Lii,
    Não faz isso comigo T_T tô doida pra ler esse livro .. kkkk
    Há, tipo, séculos! Mas ele é de uma editora pela qual nutro um ódio infinito.. kkk e me recuso a comprar livros deles.. rs Sem contar que são o olho da cara e eu não tô podendo =/
    Enfim, vou ter que ficar só no filme mesmo .. kkk

    Amei a resenha, parece que a intensidade dessa distopia te pegou mesmo!
    Quero ler as resenhas dos próximos!! <3
    Amei as fotos junto com o post, ajuda a imaginar o que a gente lê!

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mari, eu simplesmente amei! rs
      Realmente os livros são caros, mas peguei uma promoção no Submarino mês passado e paguei um preço até que razoável...
      Beijos

      Excluir
  7. Oieee =)
    eu sempre vi a capa do livro e lia resenha, mas até então ainda não tinha vontade de ler os livros, contudo o teu post estar tão lindo e elaborado que agora estou muito curiosa e quero.
    Belas imagens também!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Máh!
      Leia, você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  8. Olá! Como vai?
    Divergente é um livro que está/estava esquentando minha cabeça, pois não sabia se queria ou não ler. Conversei com meu amigo sobre o livro, mesmo que nenhum de nós tenha lido, e ele disse que parece ser legal. Realmente, depois dessa resenha, parece ser legal. Amo livros que fazem críticas sociais e acho que posso vir a gostar de Divergente. Comprarei a trilogia na Bienal do Livro de São Paulo, já que estou juntando dinheiro para gastar lá hahaha Parece ser muito legal! [Você me deixou curiosíssima!!!]
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol!
      Compre sim, você vai curtir!
      Beijos

      Excluir
  9. Ola
    Adorei a resenha, faz tempo que estou com muita vontade de ler esse livro, só não leio pelo computador poque eu quero comprar ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu amei Divergente!!!!!!!!! To com Insurgente aqui mas vou aguardar mais um pouco para ler, assim fica mais próximo do lançamento de Convergente!!
    E olha, eu to com um pé atrás sobre o filme viu...

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou super ansiosa por Convergente!
      Chega logo, Março! rs
      Beijos

      Excluir
  11. Eu sou suspeita pra fazer comentários sobre esse livro porque eu sou completamente louca por ele e pelo Quatro!
    Não vejo a hora de assistir ao filme!

    http://aboutbullshit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Também adorei Divergente. É algo diferente, a Tris é interessante e o livro é todo cheio de adrenalina. Só não concordo sobre Tris e Tobias juntos, achei eles chatinhos como casal. rs
    Você já leu Insurgente? Estou doida pra ler.

    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li Insurgente sim.. agora só falta Convergente, pelo qual estou super ansiosa! rs
      Beijos

      Excluir
  13. Adorei sua resenha, esse livro parece ser incrível! É um dos próximos que vou ler, estou bem ansiosa. hehehe
    Beijos, Lery. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ai Deus! Preciso ler logooo hehe. Tenho só Insurgente que ganhei, mas não aguento esperar para comprar Divergente, vou ler em e-book mesmo õ/ Essa resenha só me deixou roendo as unhas para ler logo >.< rs
    E já estou com altas expectativas pelo filme por motivos de: Shaylene, sou fã do trabalho dela :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com expectativa alta sobre o filme, espero que faça jus ao livro!
      Beijos

      Excluir
  15. Oiee

    Só ouvi falar no livro depois que fiquei sabendo do lançamento do filme agora com essa sua resenha muito boa fiquei morrendo de vontade de ler kkk

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estou muito ansioso para ler esse livro, mas sempre acabo adiando. Pretendo ler antes de assistir o filme, espero que seja logo então. Gostei muito dos atores escolhidos pro filme também, ainda não sei se combina com os personagens por ainda não ter lido, mas aparentemente me pareceu ótimas escolhas.
    Adorei a resenha Aline.
    Beijo,
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que os atores combinam sim, só espero que o filme faça jus ao livro!
      Leia e depois me diz o que achou! =)
      Beijos

      Excluir
  17. Confesso que tenho uma super resistência a ler livros assim, então vejo as pessoas todas lendo e comentando e a vontade bate. Quando leio acabo gostando. O legal de todas as distopias que li até hoje é que tem sempre uma crítica a coisas da nossa sociedade, algumas só enxergamos mais claramente quando são levadas para situações extremas em um futuro distante.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carla!
      E Divergente tem uma crítica muito bem feita à sociedade.. leia, eu acho que vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  18. OMG! Nossa Aline! Já tinha ouvido falar dessa trilogia, mas nunca dei muita bola. Mas depois dessa resenha e ver o vídeo, quero ler isso agora. Dá vontade de deixar os outros livros de lado e mergulhar nele.

    ótima resenha!

    Beijocas da Mi!
    www.nadasimples.com.br

    ResponderExcluir
  19. De uns tempo para cá eu venho alimentando um amor imenso por distopias, dentre outros aspectos o que me faz amar tal gênero são as críticas sociais embutidas. Ainda não li Divergente, mas já li várias resenhas maravilhosas sobre a trilogia, e depois do trailer da adaptação cinematográfica fiquei ainda com mais vontade de ler, pretendo ler em breve.
    PS: Adorei a resenha, você escreve super bem!
    Beijos!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayse!
      Leia Divergente que você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  20. Uau, que resenha!!!
    É foto, vídeo, informação de tudo... adorei mesmo!
    E com certeza, é uma das melhores distopias, a minha preferida!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é minha preferida, Fer!
      Não vejo a hora de sair o filme!
      Beijs

      Excluir
  21. Gostei muito da resenha, super completa!! Da para entender muito bem o livro e querer muito ler, eu já queria conhecer a história, agora quero mais o/ Gostei do vídeo, das imagens, enfim, ficou muito bom!

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Caique!
      Leia, você vai gostar! =)
      Beijos

      Excluir
  22. Você disse Viciante?!!! Já to pirando aqui na curiosidade e na vontade de ler hahaa
    Quero muito esse livro, na verdade quero todos da trilogia.
    Todo mundo fala tão bem. Quero ver se compro ainda esse ano rsrs

    Beijos Li,
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim, Taty! Vale MUITO a pena!
      Beijos

      Excluir
  23. Adorei a resenha Aline! Eu sou apaixonada por Divergente. É minha série favorita <3
    Acho a história extraordinária e diferente de tudo o que eu já havia lido.
    Os personagens são muito bem feitos e todo o cenário criado na trama é simplesmente UAU!
    Seguindo vocês meninas.
    Beijinhos, Tati.
    www.somosliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha favorita também, Tatiane!
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  24. AMEI A RESENHA :)

    Catrine - leitorasdechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Divergente é realmente um livro incrível! Adoro distopias, e sempre que vejo uma pela frente já vou logo dar um jeito de ler. Mas acabei deixando Divergente um pouco de lado, principalmente por ser da Rocco e ter um preço um pouquinho salgado. Mas uma amiga minha comprou e me emprestou, então pude finalmente conhecer a história. \o/
    O que eu mais gostei foi a construção da sociedade. As facções, a escolha que os jovens devem fazer e o treinamento. :)
    Ah, claro, tem o Quatro/Tobias! Que é amor, lindo, perfeito, maravilhoso. <333

    P.S.: Não conhecia seu blog, mas adorei e já estou seguindo. :)
    ;**
    http://nathieseuslivros.blogspot.com.br/
    Nathália Mota.
    @NathiiMota.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo1/3/14 22:52

    Oi, tudo bem??? Gostei muito do seu post! Só me deu mais vontade ainda de ler Divergente. Eu confesso que tava com um pouco de preguiça já que ultimamente só tenho lido distopias mas agora, nossa, preciso ler!! Ainda mais com todas essas fotos, haha!
    Adorei o blog :)
    Se quiser dar uma passada no meu, fique a vontade. Ainda não tem muita coisa, mas... haha
    Bjão e bom feriado :)

    ResponderExcluir
  27. Eu estou muitooo curiosa para ler esse livro. Essa vai ser a próxima saga que vou ler, logo após GOT, é claro. haha
    Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Primeiramente essa é uma otina resenha
    e eu só assisti ao filme e fiquei morrendo de vontade ler o livro.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii Lii!
    Confesso que estou com medo de ler esse livro; porque já assisti o filme e adorei!
    Fico com medo de ler e me decepcionar com a história. Eu queria saber se a história foge do filme, se não tem nada a ver, porque teve uns livros que li e quando fui assistir o filme, vi que não tinha nada a ver com o livro. Acontece a mesma coisa com esse livro?

    P.s.: Adorei sua resenha sobre ele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Ooie.
    Tenho vergonha de falar mas ainda não li essa trilogia rs, fui conhecer está obra só depois de assistir o filme, e até agora ainda não o li , mas desse ano com certeza não passa!
    Adorei a resenha.
    Beijos

    https://cantodelivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links