quarta-feira, 8 de abril de 2015
29

[RESENHA] Uma Lição de Amor - Elysanna Louzada

Lido em: Março/2015
Título: Uma Lição de Amor
Autor: Elysanna Louzada
Editora: Ases da Literatura
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Ano: 2014
Páginas: 225
ISBN: ASIN:_B00L4A56MC
Onde comprar: Site da autora
Skoob
Favorito!




Sinopse: Depois da morte da sua avó, Ana Luísa foi para o Rio de Janeiro cursar Serviço Social, mas não imaginou que seria tão difícil adaptar-se à cidade. Quando Otávio, veterano do curso de Direito, apareceu disposto a ajudá-la, ela o viu como um porto seguro. Ele a apresentou à capital fluminense e também ao seu irmão gêmeo, Eduardo. À medida que Ana adapta-se ao Rio, a relação entre os três consolida-se em uma amizade sincera. Mas Eduardo forma-se em Medicina e entra para o Médicos Sem Fronteiras. Depois de quase um ano fora do Brasil, ele retorna amadurecido e disposto a conquistar Ana dando início a um triângulo amoroso que poderá destruir a relação com seu irmão.

Biografia: Elysanna Louzada é formada em Língua Portuguesa e Literatura e estreou no mercado literário em 2011 com um livro destinado ao público infantil. Em meados de 2013 participou de uma coletânea de contos publicada pelo Ases da Literatura. Em breve lançará "Herdeiros do Trono", um young adult, também pelo selo Ases da Literatura. Atualmente mora em Vargem Alta, interior do Espírito Santo, com o marido e os dois filhos.

Uma Lição de Amor foi um livro que mexeu tanto comigo que fica difícil até para escrever a resenha. Fico com receio de não conseguir transmitir tudo o que senti durante a leitura. Mas vamos lá...


Após a morte da avó, Ana Luísa vai morar no Rio de Janeiro, para fazer faculdade de Serviço Social. Lá ela conhece Otávio e desde então tornam-se amigos. Através dele, Ana conhece Eduardo, irmão gêmeo de Otávio. Conforme o tempo passa, a amizade entre os três se fortalece cada vez mais. Porém, desde que Ana entra em suas vidas, a competitividade e rivalidade entre os dois só aumenta. Enquanto Otávio sempre foi o mais centrado e responsável, Eduardo é inconsequente e imaturo.

Eduardo é um médico que não cria raízes; Otávio é advogado, a mãe confia a ele a direção da empresa da família; Ana é estudante, que mora em um quarto na casa de uma senhora, e batalha para ser alguém na vida.

Logo no início da história, Eduardo parte para fora do país em uma missão do Médico Sem Fronteiras. Ele fica um ano ausente e, nesse período, ele e Ana não se falam, enquanto Otávio estava sempre presente e a  ajudava no que fosse preciso. Quando Eduardo retorna, está totalmente mudado e amadurecido por todas as experiências que passou durante a viagem. Decidido, ele se declara para Ana e para sua surpresa, ela também se declara, e eles então começam a se relacionar. A partir de então a história se desenvolve. Qualquer coisa que eu disser além disso, é spoiler.

"Quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez foi como se o próprio céu se aproximasse e nos envolvesse. Sua boca era doce e gentil. Seus braços quentes e vibrantes. Flutuei como se fosse uma das andorinhas que dançavam sobre nossas cabeças e pensei que todas cantavam somente para nós. De repente não havia mais nada, somente Eduardo e eu. Foi quando descobri que o amaria para sempre." Pág. 44


"(...) Fechei os olhos e senti que Eduardo era o sonho mais doce que eu poderia ter na vida." Pág. 100

Muitos acontecimentos, encontros, desencontros, armações, reviravoltas, frustrações, desentendimentos... os três protagonistas passam por poucas e boas. Quando eu achava que nada mais poderia acontecer, a autora me provava o contrário...rs

Romance, amor, dor, sofrimento, superação, entendimento, doença, drama, entrega, fé... Uma Lição de Amor me fez refletir muito e me abalou em determinados momentos, principalmente no final, quando acontece uma situação complicada e delicada. O livro me despertou os mais contraditórios sentimentos, de raiva à amor, de dúvidas à certezas...

"(...) Sonhei que o amor era simples, a vida era doce e que o vento me levava para lugares maravilhosos, onde não havia dor." Pág. 116

Personagens bem construídos, com personalidades marcantes: Ana Luísa, sincera, determinada, superou grandes desafios que a vida lhe impôs; Otávio, preocupado, correto, maduro; Eduardo, de imaturo e inconsequente à responsável e experiente, acho que foi o personagem que mais mudou e amadureceu durante a história; Dona Katharina, a sogra venenosa que faz tudo para afastar Ana.

A história é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Ana Luísa. Apesar do tema clichê, triângulo amoroso, Elysanna soube criar um enredo totalmente cativante, bem construído e  bem ambientado. Com sua escrita leve, a leitura flui de maneira agradável. A riqueza de detalhes nos transporta para dentro da história, vivenciando todas as emoções com os personagens. Característica marcante dos livros de Elysanna, a fé é fundamental para a superação de Ana.

Com capítulos curtos, o livro é dividido em três partes narradas de quando tudo começou até os dias atuais, com várias passagens de tempo.

Em alguns momentos, Ana me irritou por não escolher com quem ficaria, mas aí, me coloquei no lugar dela e vi o quanto seria difícil decidir. O engraçado é que eu não tinha um favorito, eu torcia pelos dois, ambos me conquistaram de diferentes maneiras. Me lembrei muito dos gêmeos Jorge e Miguel, personagens de Matheus Solano (adoro!) em Viver a Vida, pois possuem personalidades semelhantes às de Eduardo e Otávio. sem contar que o Matheus é um lindo né? rs

Gostei bastante de autora ter falado sobre o Médicos Sem Fronteiras e Cruz Vermelha na história. Eu já tinha ouvido falar sobre as duas organizações, mas o livro me deixou curiosa e por conta disso fiz uma pesquisa para conhecer um pouco mais: 

Médicos Sem Fronteiras
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas.
A atuação de Médicos Sem Fronteiras é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos a quem necessita, independentemente do país onde se encontram.
A atuação de MSF respeita as regras da ética médica, em particular, o dever de oferecer auxílio sem prejudicar qualquer indivíduo ou grupo e a imparcialidade, garantindo o direito à confidencialidade. Ninguém pode ser punido por exercer uma atividade médica de acordo com o código de ética profissional, não importando as circunstâncias, nem quem são os beneficiários.
Saiba mais em: http://www.msf.org.br/

Cruz Vermelha
Desde a sua criação em 1863, o único objetivo do CICV é garantir a proteção e a assistência às vítimas de conflitos armados e tensões. Para isso, realiza ações diretas no mundo todo, incentiva a aplicação do Direito Internacional Humanitário (DIH) e promove o seu respeito por parte dos governos e de todos os portadores de armas. A sua história é a história do desenvolvimento da ação humanitária, das Convenções de Genebra e do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

A capa é linda! Diagramação simples, fonte e espaçamento em bom tamanho. Folhas brancas, mas que em nada atrapalharam a leitura, de tão entretida que eu estava. No início de cada capítulo tem trechos de músicas ou frases que tem a ver com a história. Amei ver muitas músicas que eu adoro, citadas no livro!

 

Comecei a ler o livro no sábado à noite, mas a ansiedade foi tanta que acordei antes das 8h da manhã em pleno domingo, só para terminar logo o livro e saber o que aconteceria com esse triângulo que conquistou me coração.

O livro nos mostra com clareza as voltas que a vida dá e as peças que o destino nos prega, nos mostra a imprevisibilidade da vida.
Uma Lição de Amor é realmente uma lição! Superou todas as minhas expectativas e se tornou um dos meus livros favoritos! 
Com um final marcante, emocionante e inesperado que me levou às lágrimas. Terminei  o livro querendo abraçar Elysanna e agradecê-la por nos presentear com uma história tão linda e intensa como essa.

Mais do que recomendado!

Beijos. 







29 comentários:

  1. Olha primeiramente tenho que te dar os parabéns pela sua resenha, porque eu ainda não tinha lido nada sobre esse livro e confesso que me chamou bastante atenção para fazer a leitura, porque a autora me parece ser bastante talentosa. Eu a conheço e ela é um amor de pessoa. E eu gostando de romances com certeza irei amar sua obra. Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo. Outra coisa, gostei da maneira que você desenvolveu sua resenha e também o seu ponto de vista que foi o que mais me chamou atenção. Enfim...Parabéns viu?

    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-negro-amor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas lindas assim que vcs atualizarem o cantinho de vocês podem me chamar
      que passarei aqui para retribuir viu? Eu já postei uma nova resenha - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-miley-cyrus-she-cant-stop.html

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Matheus Solano é tãão lindo <3 Já gostei da sinopse logo de cara, pretendo ler esse livro em breve, sua resenha deu uma pontinha de vontade hehe. Amei a capa e sua resenha :D
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. ja gosto de romance ainda mais quando é nacional, gostei da resenha achei o livro bem legal

    ResponderExcluir
  4. Eu acho super legal quando encontramos livros nacionais muito bem escritos e que valem muito a pena ser lido, quem sabe assim as pessoas olham com mais carinho pros livrinhos daqui. Apesar de ser uma super mega fã dos Médicos sem fronteiras, romance não é pra mim. :( Eu até tento ler, mas chega uma hora que fico irritada. Mas há sempre a possibilidade de ler uma história assim. :)

    ResponderExcluir
  5. Olaaaa Aline,
    tudo bom? Fiquei apaixonada pela tua resenha! O Otávio e o Eduardo já me conquistaram, porém, não gostei muito da Luísa, apesar de ela ser "tudo isso", parece-me boa demais. eca,rs. Gostei bastante da tua forma de expressar teu ponto de vista. Logo no começo da resenha, também me lembrei dos gêmeos interpretados pelo Matheus Solano (também acho ele lindo, in love <3), e abri um sorrisinho ao saber que tu também lembrou deles.
    Gosto de livros que citam essas coisas de medicina com um aprofundamento maior. Acho que a única coisa que não me agradaria muito na história é essa coisa de fé.
    Não gostei muito da capa, mas, em suma, a diagramação me pareceu bem bonita. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Li, tudo bem?
    Achei bem interessante e diferente a premissa desse livro! Nunca tinha visto nenhuma história falando sobre cruz vermelha ou sobre o médicos sem fronteiras, acho que deve ter sido muito legal conhecer mais sobre esses assuntos.
    A única coisa que não me anima a ler esse livro é o triângulo amoroso, eu já estou saturada desse tipo de história.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Quando fechamos parceria com a autora eu fiquei muito na dúvida de qual livro escolher para resenhar! Esse chamou muito a minha atenção, adoro romance!! Mas acabei escolhendo Herdeiros do Trono que meu namorado e colunista do blog queria ler!! Muito legal a autora citar os médicos sem Fronteiras e a cruz vermelha mesmo!! Agora estou muito curiosa para ler!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A pergunta que fica depois de ler esta resenha incrível é e com quem Ana Luísa fica no final? hehehe

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Faz um bom tempo que quero ler esse livro, desde que foi lançado pois adoro romances e esse me atraiu muito, bom saber que gostou tanto pois depois de tantos elogios quero ainda mais ler agora haha.
    Ótima resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Realmente, parece que o livro é marcante. Gostei das personalidades dos personagens envolvidos e da trama. Não conhecia o livro e sua resenha o apresentou de maneira brilhante. confesso que apenas pelo título, não me interessaria. Quando ficamos envolvidos com a leitura, não importa a corda folha e outros aspectos, a coisa flui.... Parabéns a autora!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Acho a capa desse livro tão bonita ♥ Já li algumas resenhas dele e quero lê-lo já faz um bom tempo, e estou mais ansiosa do que nunca. Adoro quando o livro é tão bom e tão interessante que a gente troca algumas horas de sono por ele...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu amo histórias de amor com personagens decididos e que mesmo passamdp por contrariedades e reviravoltas sabem que se amam e que querem ficar juntos,a trama deve ter sido bem emocionante para você,pois conseguiu passar isso na resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie Aline tudo bem com você, adoro romance ambientado, lendo sua resenha já vi que é o tipo de livro que leria sem erro. Gosto quando o autor trabalha bem os personagens, utilizando ambientação em cidades que conhecemos e elementos inteligentes como médico sem fronteira. Sucesso a autora, dica anotada.
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  14. É um livro muito lindo, realmente. E um clichêzinho de triangulo é sempre bom, ainda mais com personagens bem construídos e situações bem fundamentadas. Achei super legal essa parte que envolve o Médicos Sem Fronteira, muito legal mesmo!
    Foi uma surpresa ver que se tornou um favorito seu. Vou apostar nessa leitura!

    ResponderExcluir
  15. Oie Li! :D
    Eu amooo triângulos amorosos e sempre acabo torcendo para o Rapaz que não vai ficar com a Mocinha! kkkk O.O
    Pela a sua resenha, esse livro é muito emocionante e nos faz pensar bastante em relação ao amor! <3 Com certeza vai entrar para a minha enorme lista de desejados!
    Tenho certeza que vou amar como Você! <3

    Beijos e até logo! *-*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, me apaixonei pelo livro depois de ler essa resenha. E me apaixonei pelo Eduardo só de saber que ele fez parte do Médico Sem Fronteiras. Deve ser um triângulo amoroso daqueles e eu já quero saber no que vai dar. Foi para a minha lista. A capa está linda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Aline!
    Nossa, eu estou tão feliz com esses livros nacionais que tenho conhecido ultimamente! Sempre gostei muito da nossa literatura, sabe? Quando pequena, eram os que eu mais pegava na biblioteca e amava autores como Walcyr Carrasco, Álvaro Cardoso Gomes, Pedro Bandeira, Ruth Rocha, etc. Mas fazia um tempinho que não via ótimos livros como os que eu lia antes. Esses dias li um da Adriana Brazil e me apaixonei pela história. Assim como estou apaixonada por esse livro também. Adoro triângulos amorosos e fiquei curiosa para saber quem será o vencedor a conquistar o coração de Ana Luísa. Não sei quando eu puder ler, mas pela resenha eu torço pelo Eduardo. rs Sei lá, achei o Otávio certinho demais. Gosto dos personagens que mudam e amadurecem no decorrer da narrativa. O Eduardo parece ter uma personalidade mais forte, mais marcante. Mas pode ser que eu mude de opinião ou até fique indecisa também.
    A capa é mesmo linda e a diagramação pode até ser simples, mas ficou bonita. :) Apesar de as páginas amarelas serem mais confortáveis para leitura, prefiro as brancas. haha E já percebi que leio mais rápido os livros com páginas brancas, acredita? Sou do contra. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Tenho esse livro no kindle que peguei em uma promoção da Amazon, ainda não li. Bom saber que o livro é legal e que te prendeu tanto assim. Darei uma chance!

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline

    Que bom que o livro te emocionou isso já me deu coragem para ler, apesar de não gostar muito de triangulo amoroso mas tem tudo para agradar e ainda ser brasileiro me ajuda ainda mais a querer ler!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, não conhecia a autora e nem o livro, fiquei muito interessada pela sua qualificação dele, parece muito bom e emocionante!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee, tudo bem?

    Legal a autora falar dos Médicos Sem Fronteira e da Cruz Vermelha. Espero que ela tenha inspirado muita gente a ajudar esses órgãos. Acho que eu iria ter uma implicância com a Ana. Detesto personagem indeciso. Acho que eu daria uma chance para o livro mais para frente

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Aaahh! Eu já conhecia a obra *-*

    Eu gostei da sinopse do livro, adorei sua resenha, mas ando com um pé atrás para essas histórias meio clichês :/ Mesmo você tendo falado que o enredo era bem construído e tals, não sei se leria :/

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  23. Ai que fofo, essa é uma história de deixar qualquer um apaixonado hein?!
    Mas confesso que personagem indeciso me irrita, dá vontade de dar uns tapas e pronto.

    ResponderExcluir
  24. Oi Li, tudo bem?

    Eu não conhecia este livro, mas achei toda a história muito interessante e os personagens me deixaram bem curiosa para ler o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Tenho o defeito de sempre me apaixonar pelos personagens e Matheus Solano é muito lindoooo!! Preciso dele hahaha
    Tipico de uma piriguete literária ne? kkk
    Beijos Li

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Parabéns pela resenha! Adorei <3
    Adorei a capa, adorei a sinopse e a sua resenha me fez ficar com muita vontade de ler ^^
    Com certeza já está na listinha!

    Beijos, Amanda
    www.facebook.com/coisadeleitor135

    ResponderExcluir
  27. Apesar de ter alguns livros meio clichês, romance ainda é meu gênero literário favorito. Adoro todo tipo de romance ainda mais esse! Enfim, já avia lido sobre esse livro e ele parece ser incrivel e super apaixonate. Estou super animada para le-lo.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Pela sua resenha, é um romance cheio de lições que envolvem outros assuntos não somente o AMOR! E pude notar que atiça vários sentimentos com essa leitura, já estou super curiosa para saber qual o casal formado e todos os detalhes para saber se a escolha do casal foi de acordo com os fatos, ou seja, se eu vou gostar do casal que se formou, kkkkk
    E fiquei intrigada em saber que tem vários assuntos envolvidos nesse triângulo! Várias emoções para melhor dizer né?
    Adorei, parabéns pela sua Resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links