terça-feira, 10 de março de 2015
32

[RESENHA] A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Lido em: Março/2015
Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Sick-lit
Ano: 2015
Páginas: 224
ISBN: 9788581636337
Onde comprar: Submarino, Saraiva
Skoob
Muito bom!




Sinopse: NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

*Livro cedido gentilmente pela Editora.

Quando o livro chegou, comecei a lê-lo logo, pois após ter lido a prova de noventa e cinco páginas que a Editora enviou, estava bastante curiosa para saber o que aconteceria com Mark.

Se você pensa que esse é mais um livro sobre um adolescente com uma grave doença, está muito enganado. A Mais Pura Verdade vai além. A doença é somente o pano de fundo da história.

 

Mark é um menino de 12 anos, que luta contra o câncer desde muito cedo, tem um cãozinho, Beau, e uma melhor amiga, Jessie. É apaixonado por fotografia e Haicais. Depois de uma melhora após muitos tratamentos, medicamentos e internações, o câncer acaba voltando. Por conta disso, acaba tomando a decisão de ir atrás de seu sonho: escalar o Monte Rainier. Acontece que esse não é apenas seu sonho e sim uma promessa que ele fez para o avô, que foi quem lhe apresentou e ensinou tudo sobre montanhas e escaladas. Se ele vai conseguir? Não importa, para ele é conseguir ou morrer tentando. Afinal o que é melhor: ficar à mercê de sua doença ou correr atrás de seu sonho? Ele só queria chegar lá, a qualquer custo. Então ele vai sem saber se voltará, levando apenas uma mochila, máquina fotográfica, caderno, caneta, equipamento de alpinismo e seu cachorro Beau, seu companheiro inseparável. Deixando para trás seus pais e Jessie

"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembra de que suas vidas estão indo embora." Pág. 11

O livro mostra tudo que Mark passa até chegar ao seu destino. E olha que não é pouca coisa. Em diversos momentos minha vontade era entrar na história e cuidar dele. Mas corajoso e determinado, ele supera todos os obstáculos, se levanta e segue em frente.

Ao longo da história, percebemos a importância que subir o Monte tem para ele e todos os seus motivos. Ele não embarcou nessa aventura apenas pela promessa que fez, e sim por si próprio. Talvez ele quisesse ser o herói de sua história, ou talvez quisesse simplesmente desaparecer.

Mas a determinação e motivação que o movem é tão grande, que apesar de todos os contratempos pelos quais ele passou, torci muito para que ele chegasse lá, apoiando sua decisão.

Algo que me encantou na história foi a amizade de Mark e Jessie. Sempre ao seu lado e guardando seus segredos desde pequenos, ela sabia para onde Mark tinha ido e o tempo todo travou uma luta interna sobre contar ou não para os pais dele. É visível sua aflição e indecisão à respeito do que fazer.

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado." Pág. 27


"(...) Ela podia sentir para onde ele estava indo, e seu corpo estremecia só de pensar naquilo. Ela falava com ele, mesmo através da distância e da tempestade, que molhava e agitava sua janela; conversava por meio do amor que sentia pelo amigo, que estava vagueando só Deus sabe por onde. Ela podia até sentí-lo. Esse era o tipo de amizade que tinham. Ela sentia a dor dele." Pág. 51



"Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?" Pág. 87

A escrita do autor é simples e a leitura flui. O autor nos instiga cada vez mais e, sem que a gente perceba, terminamos o livro. Apesar do tema "câncer" o autor nos apesenta uma história diferente do que estamos acostumados. Com certeza vale a pena ser lida! É sem dúvida uma leitura cativante e emocionante

O companheirismo e instinto protetor de Beau, me emocionaram. O cãozinho nunca abandona o seu dono, o ajudando nas mais diversas situações, e sempre o acompanhando, mesmo nos mais difíceis momentos. 

"(...) Segurei-me nele como se estivesse me afogando. Seus olhos ímpares pareciam, de alguma forma, mais brilhantes na escuridão. Ele estava comigo. Ele sempre estava comigo." Pág. 108

Sobre os personagens: Mark, é corajoso e determinado; Beau, que considero co-protagonista, é uma cãozinho amável, companheiro, esperto e fiel ao seu dono; Jessie, é a amiga que todos desejam ter; pais de Mark, preocupados, fazem de tudo para ter o filho de volta.

A Mais Pura Verdade é um livro singelo e ao mesmo tempo, intenso, que nos mostra como nossa determinação e persistência pode nos levar aonde queremos.

"(...) De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gostar da pergunta. Essa é a mais pura verdade." Pág. 146



"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento." Pág. 204

Narrado em primeira pessoa por Mark, intercalando com alguns capítulos em terceira pessoa, que mostram o que está acontecendo com seus pais e Jessie, e como eles estão reagindo e lidando com seu sumiço.

O final da história me surpreendeu. Eu estava esperando um final marcante, mas o autor nos presentou com um final simples, porém não menos intenso do que o restante do livro. E foi essa simplicidade que me encantou.

A capa tem tudo a ver com a história. Quem quiser descobri o porquê, tem que ler para saber. ;)
Ótima diagramação, fonte e espaçamento em bom tamanho, folhas amareladas propiciando uma agradável leitura. Ótimo trabalho da Novo Conceito!




Determinação, coragem, amizade, superação, persistência e amor incondicional fazem da história de Mark um livro encantador... Essa é a mais pura verdade!

Mais do que recomendado!

Beijos.



32 comentários:

  1. Olá!

    Minha irmã recebeu a prova do livro e confesso que eu estou muuuuito curiosa para ler a história toda! Vou só aguardar chegar o exemplar dele. Pois é tanta gente falando bem do livro que é impossível não querer ler!
    Sua resenha está ótima, me deixou curiosa, em saber o porque da capa hahah

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  2. Oie =)
    Linda a diagramação do livro *o* estou besta até agora com essas fotos,
    O enredo parece ser ótimo, uma linda história que tenho certeza que nos trará grandes lições.
    Recebi a prévia do livro e assim que possível vou ler.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Li!
    Eu li a prova do livro e gostei bastante, achei a escrita do autor muito boa, pois ficou leve mesmo tratando de um tema complicado. A capa e a diagramação estão perfeitas, espero ler o livro completo logo...
    Bjs
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com/2015/03/promocao-100-seguidores-do-blog.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Desde que comecei a ver as "primeiras impressões" desse livro nos blogs que eu visito fiquei com vontade de conhecer a história, parece ser linda! Gosto de livros simples, as vezes ele tocam o nosso coração de forma mais intensa do que os demais! Bom saber que a leitura flui, fiquei ainda com mais vontade de ler! Já preparei os lencinhos, pois sei que vou chorar!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu li a prévia do livro e estou com muita vontade de ler o resto do livro,
    fico feliz em saber que o final te surpreendeu, espero que o mesmo aconteça comigo

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  6. Ah gente, que livro mais fofo!
    Já estou colocando ele na lista de ''quero ler''.
    Gostei bastante de como as páginas são escritas <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ownn, estou me preparando apra ler esse livro, sei que depois vou ficar com uma baita ressaca literaria, esse é apenas mais uma resenha positiva que leio sobre esse livro, estou ainda mais ansiosa para ler
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Li! Terminei tmbm essa semana e vc resumiu ele para mi na sua resenha: ''A Mais Pura Verdade é um livro singelo e ao mesmo tempo, intenso, que nos mostra como nossa determinação e persistência pode nos levar aonde queremos.''
    Amei, me emocionei, foi um livro muito tocante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Eu já vi falar muito desse livro, principalmente quando os blogs estavam recebendo aquele livreto de lançamento dele, sabe? Fiquei super curiosa por ele pois parece ser uma história linda, apesar de eu saber que com certeza vou chorar muuuito quando ler. Adorei mais ele ainda depois de ler sua resenha.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, sua resenha está ótima e muito entusiasmada. Eu recebi somente a prova do livro e amei mulher....kkkkkk...a todo momento eu queria pegar Mark no colo também e cuidar dele, queria brigar com ele quando ele liga para a delegacia e mente, queria brigar com a Jessie por não contar o que sabe, enfim, quero muuuuito que meu exemplar chegue logo, tomara que a diva da NC me mande mesmo,porque amo sick-lits e esse com certeza entrará para minha listinha de favoritos do gênero desse ano.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu também tinha vontade de pegar o Mark e cuidar dele, principalmente quando ele passava por maus bocados, mas a coragem e determinação dele me surpreenderam. Fiquei pasma quando virei a última página e vi que o folheto já havia acabado *-* mal vejo a hora de ler o resto do livro, e já prevejo uma enchente de lágrimas vindo ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Aline, tudo bem ?

    Agora que o livro chegou pretendo ler em breve, adoro livros que abordam temas para mudar nossa visão de alguma coisa e esse tem tudo para agradar.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu estou desesperada para ler o final dessa história,só li a prova,mas a Mark e beau ficaram na minha cabeça e eu preciso saber o que mais acontece,mesmo que o final não seja surpreendente,a narrativa do autor,que é mesmo simples e fui de uma maneira muito gostosa,já vale a pena.

    Adorei a resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Recebi a prévia e amei! Estou louca para ler o livro todo ^^
    Adorei sua resenha! A capa é maravilhosa e a diagramação incrível! Achei o livro (até aonde li) muito lindo e fofo :3

    Beijos, Amanda
    www.facebook.com/coisadeleitor135

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha! No começo fiquei meio receosa quanto a esse livro, achando que não ia gostar, mas agora estou muito ansiosa para ler. A edição está muito linda e só vejo comentários positivos. Parece ser ótimo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Dos lançamentos da editora este sem dúvida é o que mais gostaria de ler. O pouco que li fiquei encantada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Que resenha linda, !! Fiquei super curiosa para ler. Gosto de sick-lits, gosto de livros que nos mostrem a importância da determinação para se conseguir o que deseja, de não desistir, apesar dos obstáculos no caminho. Vou ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  18. Ola a minha primeira impressão com esse livro foi de muita emoção e uma coragem sem tamanho de Mark, espero que ele consiga subir as montanhas. A simplicidade do final que você comentou me deixou bem curiosa. Terei que comprar para terminar leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, também li a prova, e achei muito lindo. Que bom saber que ele continua lindo e emocionante, e fiquei super curiosa sobre o final agora, porque já imaginava uma coisa (provavelmente a mesma que você), e quero saber o que o autor aprontou de diferente, rs
    Beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiiii
    Estou doida pra ler esse livro ainda mais depois da sua resenha... Menina que coisa feia deixar as demais curiosas... quero saber o final agora como faz? kkkkkkk

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Aline!
    Se eu já queria ler este livro, agora, após ler a sua ótima resenha, eu "preciso" lê-lo.
    A Mais Pura Verdade deve mesmo ser um livro diferente e envolvente, apesar do tema que aborda.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Li, tudo bem?
    Ai, mais uma pessoa que se emocionou com essa história. Eu fico destruída com esse assunto, por isso geralmente não leio livros com essa temática. Mas como você e algumas outras pessoas falaram, não é um livro sobre a doença em si. Por esse motivo eu quero ler. O que mais gostei foi ver a determinação dele, em não deixar a doença dominar a vida dele, mesmo doente ele ainda é capaz de seguir seus sonhos. Achei isso lindo, inspirador e admirável!!! Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Eu li a prévia e ontem meu exemplar definitivo chegou. Estou louca para finalizar a leitura dessa história emocionante e tenho certeza de que vou gostar como você. O livro tem uma escrita simples, mas muito envolvente e já conseguiu me conquistar nos primeiros capítulos. Fiquei curiosa com o final.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Também li a prévia e recebi o definitivo essa semana. Estou apaixonada pelo livro, pelo Mark e pelo Beau haha Preciso terminar a leitura.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  25. Oie Aline!
    Confesso que não li toda a sua resenha pq estou terminando de escrever a minha própria sobre esse livro. Pra mim, um dos mais lindos de 2015! Mark e Beau nos conquistam nas primeiras páginas e é lindo demais ver a amizade, a cumplicidade, desses dois. Emocionante e super recomendado!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei bastante da prova, as 95 páginas foram ótimas, a determinação do Mark é de espantar, gostei também dos capítulos serem intercalados entre a narrativa em primeira e terceira pessoa, recebi recentemente o livro e estou ansiosa para conhecer o restante da história. :)

    Beijos

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Li

    to mega curiosa para ler esse livro. Pela prova já deu para ver que a galera adorou. Agora to curiosa para ler o livro todo. Parece ser bem emocionante e rápido de ler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, estou louca por esse livro, todos os parceiros da novo conceito parecem ter gostado. Gostei da sua resenha, ficou bem completa e me deixou ainda com mais vontade de ler, além de que a editora tem divulgado muito esse livro, estão esperando que seja um sucesso acredito eu. Acho que vale a pena. Obrigada pela recomendação.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  29. É tortura pra mim ficar lendo resenha do livro sendo que já estou há um bom tempo querendo o livro, desde antes da editora começar a mandar as degustações pra deixar todo mundo curioso. Certeza de que o autor construiu uma história fantástica para o Mark.

    ResponderExcluir
  30. Oi Aline,
    Estou super empolgada para ler esse livro, pois ele está com criticas bastante positivas e a história parece ser maravilhosa! Esse personagem parece ser fantastico e bastante determinado. Quero esse livro para ontem!! :)

    ResponderExcluir
  31. Ótima resenha. A história de a Mais Pura Verdade é linda, conta a superação de Mark e seu companheiro fiel. Adorei!

    ResponderExcluir
  32. Oi Li, tudo bem?
    Primeiramente quero te parabenizar pela ótima resenha, cheguei a ler várias sobre esse livro mas nenhuma chega nem perto da sua. Mark é um garoto único, foi de fato emocionante acompanha-lo nesse livro repleto de metáforas. O autor está de parabéns, seu livro de estreia vem arrebatando muitos leitores e espero que ele não para por ai.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links