terça-feira, 12 de maio de 2015
31

[RESENHA] O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Lido em: Abril/2015
Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Categoria: Literatura Estrangeira / Ficção Científica
Ano: 2010
Páginas: 160
ISBN: 9788599296943
Skoob
Bom




Sinopse: O Guia do Mochileiro das Galáxias começou sua história como uma série de rádio e, depois, uma compilação em fita cassete.

Arthur Dent, um inglês azarado, escapa de um evento dramático - a destruição da Terra -, graças a um amigo de Betelgeuse que, enquanto estava ilhado em nosso planeta, havia se disfarçado de ator desempregado. Arthur se vê arrastado, apesar de seus protestos histéricos, para as situações mais alucinadas nos pontos mais distantes do tempo e do espaço.
O que realmente sustenta este livro hilariante, através de sua viagem freneticamente bizarra pela galáxia rumo ao legendário planeta de Magrathea e além, é a pergunta profunda sobre o porquê. De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos? Onde vamos almoçar hoje?

Biografia: Douglas Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, filho de Janet Adams e Christopher Douglas Adams. Seus pais tiveram outra filha juntos, Susan, que nasceu em março de 1955. Em 1957, seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex. A avó de Douglas mantinha em casa um refúgio oficial para animais machucados da RSPCA. O contato com os animais intensificou a febre dos fenos a e asma do jovem.
Christopher Adams casou-se novamente em julho de 1960 com Mary Judith. Deste casamento, Douglas teve uma meia-irmã, Heather. Janet casou-se novamente em 1964 com o veterinário Ron Thrift com quem teve mais dois filhos: Jane e James Thrift.
Adams faleceu em 11 de maio de 2001, aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

Comprei essa série em uma promoção do Submarino e estava doida para começar a ler. Quando vi que o tema do mês de abril do Desafio de Gêneros era ficção científica, aproveitei a oportunidade.
Confesso que ficção científica não é dos meus gêneros favoritos, portanto essa leitura saiu totalmente da minha zona de conforto.

Arthur Dent estava vivendo mais um dia de sua vidinha, quando a inesperada destruição da Terra acontece e ele é salvo por seu amigo Ford Prefect, que ele nem fazia ideia que era um alienígena. Os dois passam a viver algumas aventuras pelas galáxias, Arthur conhece novas teorias, novo mundo, nova visão das coisas, inclusive sobre a Terra e os humanos. 

A história criada por Douglas Adams é hilária, com sátira sobre os humanos e diversas situações. Dei muita risada. Porém, apesar de divertida, em alguns momentos a leitura meio que se arrastou e eu demorei mais do que o normal para finalizar o livro, que tem apenas 160 páginas. A leitura não me prendia e consequentemente não fluía. 

Sobe os personagens, apesar de serem únicos, com características e personalidades próprias, não consegui me conectar a nenhum.

Algo que ficou claro pra mim foi a crítica à sociedade e à inversão de valores que vivemos atualmente, onde nós, humanos, achamos que somos os inteligentes e inatingíveis. Douglas com toda sua sátira, mostra que não é bem assim. E isso foi uma das poucas coisas que me agradaram na leitura.


"Uma das coisas que Ford Prefect jamais conseguiu entender em relação aos seres humanos era seu hábito de afirmar e repetir continuamente o óbvio mais óbvio, coisas do tipo Está um belo dia, ou Como você é alto, ou Ah, meu Deus, você caiu num poço de dez metros de profundidade, você está bem?" Pág. 43


O livro é narrado em terceira pessoa, porém, como eu já disse, em alguns momentos a narrativa é maçante e eu desejava muito que o livro terminasse logo. Uma coisa é fato, a capacidade do autor para criar situações inusitadas é algo impressionante. Com trocadilhos e sacadas geniais. Um livro onde o improvável é mais provável do que o provável.


"E então 500 mulheres nuas em pelo caíram do céu de paraquedas.
Imediatamente o cenário desapareceu, sendo substituído por um pasto cheio de vacas." Pág. 136


A diagramação é simples e as páginas amareladas. Acho que apenas a letra poderia ser um pouco maior (falou a cegueta rs).

Recomendo para quem gosta de humor e ficção científica.








31 comentários:

  1. Oi Li,
    Eu sou suspeita a falar porque sou absurdamente apaixonada pela saga <3
    Mas entendo que quando lemos um estilo que não é o nosso, o livro não flui. É assim comigo também quando estou lendo suspense. Poxa, que pena que o livro não te prendeu, vai ser difícil continuar a série, né? kkkk
    Eu gosto tanto dos livros de Douglas Adams que muito provavelmente serão meu objeto de estudo para pesquisa científica em Letras. kkkkk <3

    beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li todos os livros dessa Saga.Como você mencionou, o autor cria muitas cenas hilárias e inusitadas. Algumas criações fogem da lógica, segundo meu ponto de vista. Gostei muito do primeiro livro. Mas detestei todos os livros da sequência. Li obrigado, porque tinha curiosidade de saber o final da história.
    Acredito que os livros pioram, porque o autor abusou dessas cenas ilógicas e parecia que ele estava querendo forçar um humor e comédia forçada não é legal.
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho estes livros mas nunca li rs que vergonha,
    mas eu comprei para o meu filho e ele parece ter adorado, quem sabe uma hora eu me empolgo e começo a leitura.
    Bom saber que o livro também é engraçado e que o autor é bem criativo rs.
    mas como o publico alvo são jovens tem que ser desta forma mesmo rs,
    uma hora eu me animo e leio,
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler uma resenha do segundo livro da série que falava suuuuuuuper bem dela e agora fiquei ainda mais em cima do muro. Acho que terei que ler o livro para tirar minhas próprias conclusões, mesmo :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu tbém não curto esse tipo de livro "Ficção Científica", não consigo viajar na história, nem filme consigo assistir, acho tudo muito irreal e improvável...
    A única coisa que me chamou a atenção e se eu tivesse a oportunidade de ler esse livro, foi q. vc falou que ele mostra a Inversão de valores em que vivemos de uma forma engraçada, com trocadilhos e sacadas geniais.
    Mas comprar? Não me arriscaria, rsrsrs...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  6. Já vi esse livro várias vezes por ai, nunca procurei saber do que se tratava,
    nem apostei muito no livro, agora descobri com na sua resenha. Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline!
    Essa é uma série que tenho muita vontade de ler! Apesar de você não ter curtido tanto a leitura e de eu, assim como você, não ser super fã do gênero, a curiosidade se mantém. Gosto desse humor inteligente, acredito que vou gostar da leitura.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouvi falar muito sobre essa série, meu irmão inclusive tem todos os livros, mas nunca me despertaram o interesse de ler. Não sei, acho que lendo a sinopse o livro já não conseguia fazer com que eu desejasse iniciar a leitura e parece que pelo jeito eu iria achar, assim como você, o livro um pouco maçante. A inversão dos valores e o fato de mostrar com sátira essas questões é algo bem interessante, mas não sei se a leitura iria conseguir me prender apenas por causa disso... Não será agora que darei a chance, mas quem sabe mais para frente! Obrigada pela resenha, me ajudou bastante <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. OiiiêÊ!
    eu sempre tive uma curiosidade para ler essa serie, ela parece ser bem legal mesmo
    mais tá um pouco dificio deu le-la, não pelo preço pq tá sempre de 9,90 nas americanas ou pelomenos sempre que vou olhar, mas raramente esta em estoque!!!
    Bjks

    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho os livros do Douglas Adams fascinantes, mas sei também que ele não é uma leitura pra qualquer pessoa. Seus livros muito detalhados, com um enredo rico e complexo dentro de uma narrativa simples e que flui maravilhosamente bem. Sou apaixonada pela série.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Li,
    Adorei a resenha como sempre muito bem escrita e com riqueza de detalhes, mas sem ultrapassar o limite do "Gostinho de Quero mais", eu não sou fã do gênero mas tenho certeza q a galera que curte, vai se amarrar!

    Beijão

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oi Li,
    Adorei a resenha como sempre muito bem escrita e com riqueza de detalhes, mas sem ultrapassar o limite do "Gostinho de Quero mais", eu não sou fã do gênero mas tenho certeza q a galera que curte, vai se amarrar!

    Beijão

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá, Li!
    Não costumo ler ficção científica - gosto mais de assistir.
    Gosto de histórias divertidas de se ler, mas chato que O Guia do Mochileiro das Galáxias se tornou uma leitura arrastada em alguns momentos para você...
    Não conhecia o autor nem o livro, e a obra não faz meu estilo de leitura.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Olaaa
    Sempre ouvi falar muito bem do livro e da série e sempre tive amigos que curtem, sia resenha está otima mas nao sei se é algo que quero ler por agora.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente esse livro não funcionou para mim. Gosto bastante do gênero, e apesar disso tive que tentar 4 vezes até enfim conseguir concluir a leitura. Mas sei que Douglas Adams é muito conceituado, e que muitas pessoas gostam. Quem sabe mais pra frente eu não tente de novo né. Adorei a resenha.


    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  16. Eu também não sou fã de ficcão cientifica, o gênero não me atrai tanto, rs, este livro é um icone na geração nerd, mas nunca fiquei interessada em lê-lo, não apenas pelo gênero, mas porque acho que não seria uma leitura que eu fosse gostar, saber que apesar de ser um livro engraçado e com personagens marcantes, a narrativa passa a ser maçante, me deixa menos interessada ainda, enfim, quem gosta do gênero, deve curtir muito.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!
    Eu AMO esse livro! Infelizmente, ainda não li a série completa, mas pretendo – também a adquiri no Submarino (rs). Pena que a leitura fluiu lenta. Acho que a narrativa do Douglas, desprendida dos elementos tradicionais da literatura, parece deter um ritmo desafiante. Quero dizer, com isso, que o desenvolvimento do livro é, de fato, sem precedentes e a intenção do autor – como você bem colocou – não era prender o leitor pela desenvoltura de sua narrativa, mas pela crítica. Acho que você captou bem a essência do livro, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nenhum livro dessa série, embora morra de vontade. Sempre que vejo a promoção no submarino, fico babando. Muita gente fala bem e diz que é uma leitura imperdivel. Pena que ela tenha se tornado cansativa em alguns momentos, mas não acho que isso vá me fazer desistir. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre vejo muitos elogios e fãs desta série, até hoje não tive vontade de ler, mas dei a coleção para o meu sobrinho e ele curtiu, eu vou ler do autos a Agência de Investigações, lançado agora em 2015, a proposta me atraiu mais que a do Guia do Mochileiro.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Muitas pessoas cita que a narrativa desse livro é mais lenta. Já tive muita vontade de ler a série, mas acabei desistindo com o tempo. Não sou leitora assídua de livros de ficção científica, mas alguns livros do gênero às vezes me conquistam.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    também não gosto muito de ficção científica, mas essa série me deixa curiosa, porque é um mito no mundo nerd, rs. Já vi outros comentários, falando da narração lenta, e esse é outro motivo para adiar a leitura, mas pretendo comprar em breve
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum livro dessa série, apesar de sempre estar tão baratinha por ae. Ouço comentários de que o primeiro livro é excelente e que os outros nem tanto, mas apesar disso ainda quero ler um dia!
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline, tudo bem?

    Também comprei o livro na promoção do submarino também, mas até agora ele tá parado lá em casa, cadê a vontade de ler? Perdi huahuahua Mas ele é tão pequenininho, que um dia eu tiro a poeira e leio =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá estou com um pouco de receio de ler, comprei os 5 primeiros livros na minha estante, comprei em uma promoção mas ainda não consegui ler!
    Gostei bastante da resenha mas não me pareceu um livro tãooooo bom!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  25. Exatamente por ser ficção cientifica fico com um pé atrás, já que também não é um dos meus gêneros preferidos. E depois de ver que apesar das boas risadas o livro não fluiu tanto assim, tirei a conclusão de que realmente este livro não é para mim.

    ResponderExcluir
  26. Eu comprei também na promoção da Submarino, sabe aquele impulso só pq os livros estão quase de graça? Entao, foi isso comigo.
    Também nao sou muito fã de ficção cientifica e por isso que depois de de 6 meses que comprei ainda nao li nadinha.
    Eu já nao tinha gostado muito do filme, mas queria dar uma chance pra o livro, quem sabe seria melhor ne?!
    Gostei da sua resenha e acho que vou ter a mesma dificuldade para terminar de ler, ainda mais que são 5 livros, mesmo sendo finos, suspeito que vou enrolar bastante, hehe.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline como sempre sua resenha impecável, mas esse livro não me chama atenção pela história sabe! Fica para uma próxima! Bjkas

    ResponderExcluir
  28. Acho essa saga genial. Adams é mestre no humor e fez muito bonito com Mochileiros da Galaxia. Só acho que, por mais que goste da saga, ele exagerou um pouquinho e podia ter parado um pouco antes.

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi! Não costumo ler ficção cientifica, não consigo gostar. Esse livro parece que traz muito mais, o humor parece ser a marca registrada do livro e a habilidade do autor de criar situações inusitadas como você disse também é interessante, mas a leitura arrastada não é tão motivadora, não o leria pois nao me atraiu.

    ResponderExcluir
  30. Oi Li!
    Essa série é tão famosa né? Todos os fãs de FC já a leram. Eu nunca li nenhum dos livros, eu ia comprar numa promoção do Submarino mas tava sem estoque :(
    Eu sinto que eu não ia me apegar muito ao livro também não, ele não me parece ser um livro que agrada a gente 100%.

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li essa série, acredita?
    Mas já comprei alguns volumes e quero ler logo. Mas a edição não é muito boa =/
    Enfim, parece ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links