terça-feira, 22 de setembro de 2015
14

[CONHECENDO O AUTOR] Entrevista - Neiva Meriele

Olá!
Que tal conhecermos um pouquinho a nossa querida autora parceira Neiva Meriele?
Confira a entrevista! ;)



Literalizando Sonhos - Quem é a autora Neiva Meriele?
Neiva Meriele - Bom, é difícil falar de mim mesma, então vou tentar ser prática rs. Tenho 26 anos, moro na Serra Gaúcha, sou casada com John Lennon há quase 10 anos e tenho um filho de 3 anos, Juan Pablo. Amo o mundo artístico; amo livros, música, dança, pintura... Sou sonhadora e gosto de acreditar que o futuro trará grandes surpresas.

L.S. - Há quanto tempo você escreve?
N.M. - Eu escrevo desde que aprendi a juntar palavras e formar frases. Sempre gostei de escrever histórias, desde o primeiro ano de escola. Não lembro da minha vida sem a escrita, definitivamente, ela faz parte do que sou.

L.S. - Como surgiu a ideia de escrever "O Plano é o Amor"? O que te inspirou a escrevê-lo?
N.M. - O Plano é o Amor nasceu graças a um desejo profundo de ser vitoriosa, de ultrapassar aquele obstáculo que eu enfrentava, de ver uma luz no fim o túnel. Vivi durante cinco anos na casa do meu sogro. Meu marido passava por um período bem complicado e enfrentávamos todos os tipos de problemas de adaptação que um casal costuma enfrentar. Eu vivia o pior inverno espiritual da minha vida e, para não enlouquecer, eu escrevia.
Porém, depois de escrito, o livro ficou guardado durante vários anos e só voltei a mexer nele quando surgiu a chance de publicá-lo. Então reuni várias informações e experiências semelhantes, vividas por muitas outras mulheres no mundo todo, o editor e eu mexemos na história e finalizamos o livro.

L.S. - Quanto tempo você demorou para escrevê-lo?
N.M. - A primeira versão saiu em apenas 1 mês. Mas, eu não acredito numa boa história logo de primeira, acho que o escritor tem que deixar a história descansar por um tempo, para só depois voltar a mexer nela com a cabeça fria. Foi o que aconteceu, a primeira “pegada” foi apenas um rascunhão, escrito em um único mês. Mas depois, foi como mencionei acima, a história ficou guardada por anos (e nesses anos, mexi bastante nela) e depois a concluí, junto com meu editor.

L.S. - Porque os leitores devem ler "O Plano é o Amor"?
N.M. - O Plano é o Amor foi escrito com base na minha visão de mundo, o que eu entendo como certo e errado. Acredito que muitos leitores se identificarão, afinal, todo mundo tem uma Neli na sua vida (aquela pessoa que faz de tudo para te ver mal). O livro fala de fé, amor e perdão, três coisas que deveriam fazer parte da vida de todo mundo. Eu acho que os leitores devem ler O Plano é o Amor para, por algumas horas, deixarem de lado a correria do dia-a-dia e refletirem sobre o plano espiritual para sua vida.

L.S. - Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?
N.M. - Não consigo determinar horários por conta do meu filho pequeno. Mas quando estou trabalhando num livro novo, procuro escrever rigorosamente todos os dias, não importando o horário (escrevo muito durante a madrugada), para não perder o fio da meada.

L.S. - O que você está lendo no momento? Qual seu gênero de leitura preferido? E autor, algum preferido?
N.M. - No momento estou lendo Alguém para Amar, um romance histórico de Judith Mcnaught (primeiro livro da autora que leio e estou amando).
Sou uma leitora muito eclética e leio de tudo, mas meu gênero favorito é romance, não importa o subgênero desde que tenha uma história de amor no meio rs.
Como gosto muuuuito de ler, valorizo uma boa história e não me prendo em nomes de autores. Se eu começasse a citar meus favoritos, certamente ficaria aqui até amanhã pois citaria todos que lembrasse kkk

L.S. - O que tem a dizer sobre a literatura nacional?
N.M. - Bom, lá vamos nós. Há quem diga que ela continua como sempre foi e que escritor nacional não tem vez. Eu penso o contrário. Apesar de os autores brasileiros ainda enfrentarem várias dificuldades, é inegável que evoluímos muito. Por exemplo, conheço vários escritores que se sustentam única e exclusivamente de seus livros vendidos na Amazon. Ou seja, quando isso era possível no passado? Sem contar que as editoras tradicionais também estão dando mais oportunidades aos novos autores, isso porque os leitores estão começando a consumir mais livros de autores brasileiros. De um modo geral, a literatura nacional está evoluindo.

L.S. - Para você, qual importância dos blogs literários na divulgação de livros/autores nacionais?
N.M. - Importância master! Eu sempre digo que o que a mídia deveria fazer e não faz, os blogueiros literários fazem. É maravilhoso saber que podemos contar com uma ajuda tão importante, aliás, acho que sem essa ajuda nós, escritores em início de carreira, não conseguiríamos chegar a lugar algum.

L.S. - Quais são seus próximos projetos na área literária?
N.M. - Eu tenho algumas obras concluídas que mostrarei ao meu agente em breve para que ele decida qual delas lançar primeiro.
Mas acredito que meu próximo trabalho lançado será a biografia de um famoso cantor gaúcho. Estamos dando os retoques finais e existe um grande possibilidade desse trabalho ir para o cinema. É o que esperamos rs

L.S. - Agradecemos pela entrevista. Gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
N.M. - Eu é que agradeço pela oportunidade de poder mostrar um pouquinho mais sobre o meu trabalho.
Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer aos blogueiros e leitores e dizer que o carinho de vocês é o que me inspira, me motiva, me faz querer evoluir e melhorar diariamente. Amo demais receber cada recadinho, por isso nunca deixem de entrar em contato comigo ao concluírem a leitura de um livro meu, amo demais.

Confira a resenha: O Plano é o Amor.




14 comentários:

  1. Amei responder cada uma das perguntinhas, Aline. Muito obrigada por me abrir esse espaço no Literalizando Sonhos <3

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei a entrevista com a autora Neiva Meriele! Suas respostas foram simples e sinceras...
    E fiquei com vontade de ler o livro pelo o motivo que a levou a escreve-lo!
    Sucesso para vc!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Não conhecia a Neiva Meriele.mas amei e entrevista.
    E também acho que a literatura nacional evoluiu muito,antes eu quase não ouvia falar sobre livros nacionais agora não só ouço falar como também leio.
    Fiquei morrendo de vontade co conhecer o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Li!
    Gostei de conhecer mais um pouco da Neiva. Que bom que elas está amando ler Alguém para amar pois é uma das minhas próximas leituras.
    O plano é o amor não faz meu estilo de leitura mas pretendo ler A hora da verdade.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar dessa autora,mas achei a capa do livro muito bonita. E pelo que li é romance e eu gosto de romance kkk foi muito legal conhecer um pouco da autora e eu desejo sorte e sucesso para ela.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu já conhecia a escritora mas nunca li nada dela.E espero que dê certo de seu livro ir pros cinemas,é um grande passo.E tenho certeza que o livro dela deve ser um amorzinho,adoro livros que falem de amor ,perdão,fé e essas coisas,sempre são histórias inspiradoras.Muito sucesso a ela.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mas gostei de conhecer um pouquinho mais sobre essa autora. Ela parece simpática. E fiquei muito curiosa para saber quem é esse famoso cantor gaúcho! Bacana ela ter transformado uma época difícil em algo que rendesse um fruto tão bom. Quero ler!
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço a autora através das resenhas que já li sobre o trabalho dela, por isso foi bem interessante conhecer melhor ela mesma.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia nem a autora Neiva Meriele e nem o livro O Plano é o Amor, mas pude perceber uma entrevista sincera e com algum sonho realizado, além da felicidade por publicar seu livro é claro. Ótima entrevista com série de perguntas bem elaboradas.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista com a autora, adoro essas entrevistas em que os blogs possibilitam os leitores de conhecer novos autores da literatura nacional e claro suas obras e também da a oportunidade do autor de falar um pouco sobre seu livro.

    ResponderExcluir
  12. Amei a entrevista, já sabia sobre o livro da autora, mais nunca o li.
    Assim como Neiva eu também escrevo historinhas desde pequena, quando a professora mandava escrever texto, eu escrevia um grandão, porém nunca pensei em escrever um livro. Acho que tá certa sobre deixar o texto descansar e esfriar a mente.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já tinha visto esse livro mas não sabia que era nacional, achei muito legal poder conhecer um pouco mais da Neiva e de como o livro foi desenvolvido !!

    ResponderExcluir
  14. Nosss a autora parece ser muito simpática e simples. Gostei da entrevista, ela respondeu muito bem as perguntas. Achei legal o que ela disse sobre escrever o primeiro livro.

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links