quinta-feira, 3 de setembro de 2015
30

[RESENHA] Os Elefantes Não Esquecem - Agatha Christie

Lido em: Agosto/2015
Título: Os Elefantes Não Esquecem
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Categoria: Literatura Estrangeira / Policial
Ano: 2014
Páginas: 168
ISBN: 9788520936528
Onde comprar: Submarino  | Saraiva
Skoob
Muito bom!




Sinopse: Perguntada a respeito da intrigante morte dos pais de sua afilhada, ocorrida há catorze anos, a escritora Ariadne Oliver não vê outra alternativa senão pedir ajuda a seu velho amigo, o detetive Hercule Poirot. Afinal, o que exatamente aconteceu no penhasco onde o casal foi encontrado? Será que um atirou no outro e, em seguida, tirou a própria vida? Ou teria sido um pacto suicida? É chegado o momento de desenterrar velhas lembranças e tentar dar algum sentido a essa surpreendente história.

Biografia: Dame Agatha Mary Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890 — Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas.
Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros. Agatha Christie escreveu também sobre o pseudônimo de Mary Westmacott.

O tema de agosto de um dos desafios que estou participando foi Livro Policial. Não pensei duas vezes e escolhi um de Agatha Christie.

A história se passa em Londres. Sra. Ariadne Oliver é uma escritora famosa que foi homenageada em um almoço. Mesmo não gostando desse tipo de evento, por não saber lidar quando algum fã a aborda, ela resolve ir. Tudo está indo bem até que ela é abordada por uma mulher que se apresenta como Sra. Burton-Cox. A mulher começa a falar de seus livros, diz que é fã dela e em determinado momento da conversa pergunta sobre a morte de um casal que aconteceu há alguns anos atrás. O homem e a mulher assassinados eram pais da afilhada de Ariadne, e a Sra. Burton-Cox é mãe do namorado de Celia, a afilhada, e alega querer saber mais sobre a morte por estar com receio do filho se casar com Celia, por ela ter um caso de assassinato na família. Ariadne lhe diz que não sabe nada sobre o caso e dá um jeito de sair de perto da insistente mulher. Mas, intrigada pela forte curiosidade da mulher, resolve investigar para tentar descobrir o porquê de tanto interesse dela nesse caso. Então pede então ajuda a Hércule Poirot, seu amigo detetive, e os dois começam a investigar.

"(...) Os pecados antigos deixam marcas profundas." Pág. 55

"(...) O certo é que a gente nunca sabe as infelicidades íntimas das pessoas." Pág. 62

"(...) As pessoas se lembram de uma série de coisas inventadas por elas mesmas!" Pág. 84


À princípio a investigação parece não levá-los a lugar nenhum, mas aos poucos os fatos se interligam, ambos vão desvendando passo a passo o que aconteceu, mas quem consegue montar o quebra-cabeça é Poirot, ele desvenda o mistério de uma maneira que nos deixa de boca aberta.

Um personagem singular, Poirot é esperto, astuto e capta as coisas no ar. Quando o mistério foi desvendado fiquei me perguntando como foi que ele chegou à determinada conclusão. Sério, é surpreendente!

Ariadne, escreve histórias policiais e por conta das inúmeras pesquisas que faz para suas obras, também tem um certo "feeling" para investigação e as informações apuradas por ela colaboram para a descoberta do detetive.

Os personagens secundários também desempenham importante papel na investigação: Sra. Burton-Cox, foi quem originou a curiosidade sobre o caso; Celia, afilhada de Ariadne; Desmond, filho da Sra. Burton-Cox e namorado de Celia; Inspetor Spence e Comissário-chefe Garroway, amigos de Poirot, ajudaram nas investigações com informações; Sra. Matcham, babá de Ariadne; Sra. Bickle, Fred Wizell, Maddy e Zélia trabalharam na casa do casal assassinado; entre outros.

"(...) as pessoas têm mais interesse pela vida dos outros do que pela própria." Pág. 93

"- Infelizmente, com os seres humanos nunca se pode ter certeza de coisa alguma..." Pág. 126

Narrado em terceira pessoa, a história é conduzida com maestria pela Rainha do Crime. A trama é bem arquitetada, o enredo inteligente e surpreendente. Os Elefantes Não Esquecem foi um livro que me deixou chocada com o final. Tipo... Oi? É isso mesmo?

O título do livro tem tudo a ver com a história, referindo-se à expressão "Memória de Elefante", pois só quem tem boa memória seria capaz de lembrar de fatos passados e ajudar nas investigações.

Quem não leu e gosta de um bom policial, não pode deixar de ler. O livro é curto, apenas 168 páginas, li sem nem perceber o tempo passar.

A minha edição é de capa dura lançada pela Nova Fronteira em 2014 porém a obra foi publicada pela primeira vez em 1972. Comprei em uma promoção no Submarino, paguei baratinho. A diagramação é simples, páginas amareladas e fonte em bom tamanho.






Recomendado!

Beijos.







30 comentários:

  1. Li duas estória da Agatha e fiquei igualmente impressionada com as duas.
    Ela tem uma destreza impressionante em fazer nossa cabeça dar um nó, tentando descobrir os mistérios dos crimes.
    Quero ler mais livros delas. Tenho um box com três dessa edição de capa dura (que achei linda).

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline. Primeiramente, o título do livro foi o que mais me interessou, Os Elefantes Não Esquecem, fiquei bem curioso para relacionar este título com a estória. A capa, foi minha segunda atenção, percebi o bom trabalho feito nela, resultando em um ótimo efeito visual. Enquanto a estória têm um fator que me agrada bastante, a investigação. Lerei!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma amiga que é louca por AGHATA CHRISTIE!
    Eu mesmo nunca me empolguei...
    Mas deve ser bom

    ResponderExcluir
  4. Oi Li!!
    Eu sentia uma tremenda nostalgia ao ler sua resenha. Esse foi o primeiro livro da autora que li, e me tornei fã. Isso foi há uns 15 anos atrás rsrs. Eu lembro do início, da expressão "cabelo ventania", que se referia ao penteado da personagem.
    Resenha perfeita!!
    http://www.pequenosvicios.com.br/
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Nunca li nada da Aghata Christie e esse parece ser um livro muito bom.
    Mas eu não gosto muito de ler livro policial.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu simplesmente Adoro AGHATA CHRISTIE!!!!
    Li vários dela na minha adolescência...nunca consegui descobrir quem era o assassino, kkkkk
    Ela faz de um jeito que a gente devora o livro...pois vc fica querendo pistas e mais pistas...ai que saudades de ler os livros dela de novo!!!!
    Esse eu já li, mas como faz tempo não lembro o final, snifffff....
    Vou procurar para ler!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. Li acho que dois livros dela e foram muito bons. Realmente as historias são cheias de suspense, investigação e mistério, ela é demais. Vira e mexe aparecem livros dela de oferta no submarino, vou ficar de olho para comprar. 'Ariadne ficou curiosa com esse crime e mesmo sem querer acaba deixando a curiosidade falar mais alto e vai investigar. Eu fiquei curiosa com esse final. Como será?

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada da Agatha, eu adoro um policial, mas em certo momento li várias sinopses e resenhas, fiquei com medo que seja um clássico que não consigo ler. Já vi várias capas em alguns livros da Agatha sendo lançado ano passado e são muito lindas que dá vontade em ter na estante hehe, gostei da resenha e fiquei curiosa com o final ;)
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Minha prima é fã louca da Agatha, me indicava sempre seus livros mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles. Fiquei com muita vontade de começar por esse livro, a capa e a diagramação são lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas, a considerado a mestra da literatura policial! Já li algumas histórias escritas por ela e posso dizer que amei. A escrita dela é super envolvente. Adorei a resenha!
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  11. A diagramação do livro está linda demais, adorei sua resenha.
    Bom, ainda não li nem um livro da autora Agatha Christie, mas já li diversos comentários super positivos sobre os livros dela, e como gosto de livros policiais me interessei por este livro, adicionei em minha lista de leituras e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem!?
    Apesar da Agatha escrever sobre o meu gênero preferido e colocar nos livros dela todas as coisas que amo, como muito suspense e reviravoltas, não consigo gostar da escrita dela, não sei porque, Agatha não me prende em nenhuma história, então, vou deixar passar mais um livro dela que parece bem interessante, mas que não vai me prender em nada T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Oi oiii!
    Agatha é realmente a Rainha do Crime, mas ainda não li nada dela acredita?
    Porém tenho um dela aqui que pretendo ler em breve hahahaha Adoro livros policiais <3
    Ainda não conhecia "Os Elefantes Não Esquecem" e fiquei bem curiosa, principalmente por ver ter falado que o final é bem chocante...
    Essas novas edições estão lindas demais né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Nossa sou super fã de Agatha Christie, ela foi muito importante na minha fomação como leitora, dentre seus detetives o que mais amo é o Poirot.
    As capas dessa nova edição da Nova Fronteira estão lindas demais.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Meninas, eu sou fã da Agatha, aliás já li vários dos livros dela, inclusive este que também gostei muito, omo a maioria dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Esse eu ainda não li, mas sou fã da Agatha e do Poirot. Os livros dela sempre são bem amarradinhos e nenhum detalhe escapa, né? Não é à toa que ela é chamada de Rainha do Crime. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Nao sei se é novo, mas qdo vi o box dos livros da Agatha Christie eu queria todoosss!
    Acho tao lindoooos todos com a mesma arte e capa dura.
    Esse ainda nao li, mas a resenha está mto boa e deu pra ter um ideia do que podemos esperar.
    Literatura policial é um dos que mais gosto de ler e os livros por serem curtos a gente ler numa sentada, hehe.
    Amei a dica!!

    ResponderExcluir
  18. Oie! Que livro lindooo, a capa e a diagramação estão perfeitas . E quem não gosta da Agatha?! Sua resenha está incrível!

    Beijos,

    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olha eu nunca li nada da autora, mas tenho bastante interesse em começar a ler O MISTÉRIO DO TREM sabe? Eu ainda não tive a oportunidade, mas o puxei em ebook e espero ler assim que tiver um tempinho, porque são tantos livros no qual temos que nos preocupar que até deixamos passar. Mas gostei bastante da sua resenha falando desse livro. Acho que é uma das obras mais conhecidas dela né? Apesar que a maioria é, mas tem uns que são mais DESTAQUES dela. Eu quero muito conhecer. E olha, amei a diagramação do livro. Sei que agora foi lançado em edição capa dura né? Deve tá lindo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-paradoxo.html

    ResponderExcluir
  20. Eu já tinha visto a capa desse livro antes,mas não sabia sobre o que era. Eu sabia que a Agatha Christie escrevia livros de mistério,minha mãe lê vários dela,mas nunca peguei para ler livro dela nem desse gênero.Eu nem sabia que a Agatha Christie estava morta,achava que era uma escritora atual,to desligada mesmo >< kkkk

    ResponderExcluir
  21. Eu já tinha visto a capa desse livro antes,mas não sabia sobre o que era. Eu sabia que a Agatha Christie escrevia livros de mistério,minha mãe lê vários dela,mas nunca peguei para ler livro dela nem desse gênero.Eu nem sabia que a Agatha Christie estava morta,achava que era uma escritora atual,to desligada mesmo >< kkkk

    ResponderExcluir
  22. Oii!

    O único livro que li dela foi o Assassinato no Campo de Golf e amei ^^ Quero muito ler outros livros dela porque esse gênero que ela escreve é um dos meus favoritos! Já anotei a dica ^^
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Já li Morte na Mesopotâmia, da Agatha, e gostei muito. Também é desses das edições bonitas.
    Quem bom que tu recomenda o livro, assim fico mais animada para ler. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Li!
    Curto bastante livro policial, mas acredita que até hoje não li nenhum livro da Agatha?! Me interessei por muitos dos livros dela mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    A trama de Os Elefantes não esquecem não parece ser tão empolgante, mas eu leria por causa da investigação e porque fiquei curiosa para conhecer o final que te deixou chocada.
    Valeu pela dica!
    Ps: amei os quotes que você colocou na resenha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  25. Oii!! Ter um livro da grande Rainha do Crime na estante é quase uma obrigação!! Eu já li alguns, inclusive esse e tbm fiquei com a mesma reação quanto ao final!! Leitura mega recomendada!! Bjoo

    ResponderExcluir
  26. Sempre tive vontade de ler algo da Agatha porém até agora, não peguei nada. Gosto de mistérios, e investigação, mais, sério! Eu sou aquela leitora que demora um pouco pra se contentar com a historia e até mesmo se entregar a ela, estou falando de investigação. Achei o livro bacana, embora não tenha tido muita vontade de o ler.

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Mesmo eu adorando o gênero policial até agora nunca li nada da Agatha e já cansei de ver pessoas me recomendando esse livro,mas acabei não correndo atrás.E nem dá pra dizer que tu isso vai acontecer apenas nessas poucas páginas,ela deve ter uma escrita maravilhosa mesmo pra desenrolar toda a investigação e ainda dar um final digno em menos de 200 páginas.E eu não entendia o por que desse título,então obrigada pela explicação.
    bjos

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Gosto muito dos livros policiais mas nunca li nada da Agatha Christie mesmo ouvido falar muito de sua escrita, estou super curiosa para ler algo dela é gostei muito desse livro principalmente do Poirot gosto de personagens perspicazes e que estão sempre um passo a frente do leitor !!

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Eu adoro livros policiais, principalmente os escritos pela Agatha. Ela tem o dom de escrever boas histórias que conseguem nos instigar muito. Minhas histórias preferidas tem o Poirot e já anotei o nome desse para ler depois.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    tenho uma enorme vontade de conhecer a narrativa da Rainha do Crime, ler um de seus muitos livros é uma das minhas metas literárias para esse ano, já tinha escolhido qual ler, seria "E não sobrou nenhum" mas agora lendo a sua resenha, fiquei super curiosa com esse mistério. Não sou muito fã de narrativas em 3ª pessoa, mas estou me acostumando. O livro é bem pequeno né? as coisas devem se desenrolar rápidas e eu adoro isso, nada de muita enrolação. Já estou adicionando na minha listinha para as próximas compras!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Aline (Li), taurina, turismóloga, paulista de Ribeirão Preto, apaixonada por séries de TV e compulsiva por livros (se estiverem em promoção, então..rs). Amo ler! :)



Colaboradora

Luciana (Lu), Ribeirão-pretana, virginiana e perfeccionista. Cake Design. Danço nas horas vagas por paixão e para relaxar. Amo artesanato, praia, filmes, seriados e claro, livros!

Seguidores

Facebook

Instagram

Editoras Parceiras





Chiado 

Editora

Butterfly Editora


Mundo Uno Editora

Últimas Resenhas

Total de Visualizações

Classificação

Pesquisar no Blog

Arquivo do blog

Publicidade

GeraLinks - Agregador de links
Trends Tops Agregador de Links